No dia 18 de outubro de 2013, aconteceu a 1ª Mostra dos Conhecimentos do Campo, na Escola Estadual do Campo Marquês do Herval, em Santo Antônio do Sudoeste-PR.

A Mostra tinha por objetivo aproximar os saberes populares e os conhecimentos científicos. Pois, com a evolução do conhecimento tecnológico, sob o controle das empresas e do capital, aos poucos, os saberes construídos pelos povos do campo são expropriados e controlados, aprofundando a exclusão socioeconômica.

Após a mística de abertura com a encenação da música – Obrigado ao homem do campo, educandos e educandas da escola do campo Marquês do Herval, da Escola Municipal Rural Germano Strub e cantores do município, realizaram apresentações culturais, mostrando a diferença de músicas, costumes, poesias, do passado e do presente. Também houve a interpretação do declamador, trovador e repentista – José Pedro dos Santos, com a poesia “Bolicho” para resgatar os modos tradicionais. Posteriormente, foi liberado o dia todo para as visitações nos trabalhos elaborados pelos educandos e educandas e coordenados pelos educadores e educadoras.

 

Os trabalhos continham experiências e conhecimentos de todas as disciplinas do currículo escolar, bem como, saberes tradicionais, como por exemplo, ferramentas do campo, pouco utilizadas nos dias de hoje (debulhador de milho, ciladeira manual, canga de boi…).

Trabalhos e estudos apresentados:

Compostagem, repelentes orgânicos; horta orgânica escolar irrigada; sistema respiratório; plantas medicinais; conservantes nos alimentos; valores nutricionais e erosão nutricional; tempo atmosférico; quem controla as tecnologias no campo; cantigas, causos, festas antigas/paqueras; entrevistas; ocupação do sudoeste do paraná; museu da ocupação são pedro do florido; medidas matemáticas; sistema monetário; viabilidade da propriedade familiar; influência estrangeira na ocupação do São Pedro do Florido; artesanato (trançado); história em quadrinhos; mosaicos (reaproveitamento) e as sementes na agricultura.

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *