Nascido de uma prática coletiva de educadoras e educadores, este livro, Poetizando Paulo Freire II revela um fazer pedagógico, criador, instigante e criativo. Seus escritos feitos em diferentes linguagens, lindamente posicionadas ao longo de suas 140 páginas, mostram o pensamento de jovens e adolescentes, estudantes de escolas públicas e universidades dos municípios de: Barra Funda/RS, Francisco Beltrão/PR,  Mangueirinha/PR, Marmeleiro/PR, Rio de Janeiro/RJ, São Jorge d’Oeste/PR, Verê/PR e Viçosa/MG, sobre Paulo Freire. Linguagens que revelam aproximações das histórias e sonhos das autoras e autores com a “história do menino que lia o mundo”, um livro sobre o educador, escrito por Carlos Brandão para os Sem Terrinha do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. 

O Livro Poetizando é singular no jeito com que os autores e as autoras “brincam” com as “palavras que podem mudar o mundo”, com os entendimentos a respeito do “menino” Paulo, e como compreendem o mundo de agora e o mundo sonhado: nos versos que entoam suas poesias, nos parágrafos que enredam suas cartas e nos traços que contornam seus desenhos. São criações que entrelaçam presente e passado e encharca de sentidos os sonhos, saberes, imaginações, descobertas e percepções dos escritores e escritoras com os do menino Paulo, mesmo que vividos em contextos e tempos distintos. 

Este livro é, ao mesmo tempo, resultado de um processo educativo, um convite a apreciar vivências pedagógicas geradoras de diálogos mediados pela relação do ensinar-aprendendo e aprender-ensinando uns com os outros, umas com as outras, com o mundo e com as palavras. 

Raimunda Oliveira (Mundinha)

Coletivo CEAAL Brasil 

Boa Leitura! E baixe o livro aqui.


Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *