IMG_7014

“As organizações que integram o Programa Mercosul Social e Solidário do (PMSS) reuniram-se em plenário, no dia 17, 18 e 19 de maio em Assunção, Paraguai com o tema: Para uma integração regional inclusiva e democrática com a participação de organizações e Movimentos Sociais.

Os participantes são representantes de organizações de jovens, mulheres, produtores, camponeses da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, ligados à economia solidária, soberania alimentar, direitos das mulheres e juventude.

O PMSS nasceu em 2004 com o objetivo de agregar e tornar visível para a sociedade e, em particular, para os movimentos sociais, como componente estratégico da integração dos Estados, desde a criação do Mercosul.

Em mais de uma década de operação como o programa, temos contribuído para o aprofundamento e democratização do processo de integração regional, onde são visíveis como uma plataforma de ação regional, capaz de mobilizar as organizações sociais a partir de 5 países da região e de formular propostas para o desenho de políticas públicas nos níveis local, nacional e regional.
Com o programa, também ampliamos o número de organizações sociais, integrando conhecimento e constituindo um espaço de discussão de políticas públicas de abrangência regional. Tornando-nos um espaço de reflexão, análise e capitalização de um conjunto de práticas sociais e políticas que contribuem para o conjunto de organizações sociais da região, fruto de suas experiências e processos de aprendizagem.

No PMSS temos trabalhado para um Mercosul mais inclusivo e mais unido, levando em conta os mais desfavorecidos”.

Fonte: http://www.mercosursocialsolidario.org/wp/plenario-pmss-integracion-regional-inclusiva-y-democratica-con-la-participacion-de-las-organizaciones-y-movimientos-sociales/

A Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural – ASSESOAR (Paraná) Centro de Centro de Ação Comunitária – CEDAC (Rio de Janeiro) e o Centro de Ação Cultural – CENTRAC (Paraíba), são as organizações brasileiras que participam do Programa.

IMG_7431

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *