No dia 23 de abril de 2013, a ASSESOAR, juntamente com dirigentes das organizações e agricultores/as ecológicos de municípios do Sudoeste do Paraná, se reuniram com o objetivo de organizar a mobilização para a X Festa das Sementes, que acontecerá no dia 23 de Maio de 2013, no município de Salgado Filho.

Para contribuir com o debate sobre a temática da festa deste ano (Sementes: este patrimônio é nosso”), Darci Frigo (Terra de Direitos), falou sobre o direito de acesso às sementes e a autonomia da agricultura familiar e camponesa.

Embora o controle e o acesso às sementes sejam direitos de todos/as, estes estão sendo negados quando as empresas passam a ser suas proprietárias.

Mesmo que a Lei de Sementes e a Lei de Proteção aos Cultivares garantam alguns direitos aos agricultores/as, só a garantia legal não é suficiente. É preciso efetivá-las através da pressão social e da ofensiva dos agricultores/as.

Desta forma, a Festa, além de possibilitar a troca de sementes, se caracteriza como um espaço de debate e luta pelos direitos.

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *