No dia 06 de março, no Rafagnin Esportes, ocorreu a 47 Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Assesoar. O evento reuniu cerca de 170 pessoas, entre associados, convidados e equipe.
O principal objetivo da 47a AGO foi informar a todos os presentes sobre as ações de 2011 da organização, bem como encaminhar diretrizes para o ano de 2012. A Assesoar também costuma aproveitar a ocasião da AGO para discutir um tema com associados e associadas, e a partir dele dar encaminhamentos para as ações da organização. Neste ano, o tema foi “Formação Política na Perspectiva de um Projeto Popular”, e quem conduziu o debate foi o educador Valdemar Arl.
Programação
Após a abertura, realizada pela Presidenta da Assesoar Ivete Bianchini e pelo membro da Direção Ari Silvestro, foi realizada a mística de abertura. Ela abordou a importância do fortalecimento da educação do campo feito pelos seus próprios sujeitos, e também da importância pensarmos com a nossa “própria cabeça”, e não se deixar ser levado pelo pensamento dos outros.
A mística foi elaborada pela equipe do Centro de Educação Popular da Assesoar, e contou com a participação dos educandos do Curso Técnico em Agroecologia, e também com os educandos da Licenciatura em Educação do Campo da UTFPR Dois Vizinhos.
Após a mística, foi a vez do educador Valdemar Arl conduzir a fala. Foram abordados diversos temas atuais que dizem respeito ao contexto atual da política mundial, e a necessidade de discutirmos a realidade do campo de forma consciente. Falou-se, por exemplo, sobre a dificuldade de comunicação dos agricultores, do crédito e da crise do capital.
O almoço foi servido no local, e durante este peíodo todos os participantes da Assembléia fizeram uma foto coletiva em homenagem ao Pe. Jeff, que dedicou boa parte da sua vida à Assesoar. A foto – contendo os participantes, o banner da AGO e uma faixa assinada por todos com mensagens de agradecimento – será mandada para a residência do padre, na Bélgica.
Na parte da tarde, foi apresentado o relato do ano de 2011 e os encaminhamentos para 2012. O documento foi votado pelos associados e associadas ativas da Assesoar, e no encerramento do evento foram apresentados ainda os novos associados.
Veja a seguir algumas fotos do evento:

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!