1

Assesoar participa de atividades do Programa Mercosul Social e Solidário.

Durante os dias 19, 20 e 21 de novembro, a Assesoar participou, na cidade de Buenos Aires, de duas atividades realizadas pelo Programa Mercosul Social e Solidário (PMSS): o Plenário do Programa e o Seminário “ Avanços e Desafios das Políticas Públicas na Região do Mercosul”.

Juntamente com a Assesoar, participaram do Plenário (19/11) organizações do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile, que integram o Programa. Esta atividade teve como objetivo debater os processos transitados até o momento, os avanços que foram alcançados a partir das estratégica e demandas surgidas no Seminário ocorrido em julho na cidade de Rosário (Arg.), bem como debater o sentido político que a plataforma assume para a continuidade de suas ações.

Já o seminário (20 e 21/11) teve como objetivo debater a importância da participação dos movimentos sociais na construção de políticas emancipatórias. Além de organizações que integram o PMSS participaram também organizações convidadas. Durante este espaço foram relatadas experiências vividas por organizações dos 5 países com relação a construção de políticas emancipatórias e o papel que os movimentos sociais tiveram para a construção das mesmas.

3

O primeiro painel do seminário teve como tema “Avanços e dificuldades do Processo de Integração do Mercosul para a construção de Políticas Públicas de Alcance Regional”, por Chistian Mirza (Uruguai), o qual trouxe um panorama do desenvolvimento da matriz da política que emerge na América Latina, principalmente a partir dos anos 2000. Posteriormente foram realizados mais 4 painéis de debate, as quais seguem descritos abaixo:

– “Movimento Estudantil e sua contribuição na Reforma Educacional”. Experiencia do Chile, com os painelistas Catalina Opazo Bunster (Coordenadora Nacional de Inclusão e Diversidade do Ministério da Educação) e Gabriel González (universitário do Colectivo Convergencia de Izquierdas);

– “Fondo de Desarrollo Social” foi a experiência Uruguaia relatada por Carlos Reyes (Vice-presidente do Instituto Nacional de Cooperativismo -INACOOP) e Luis González (integrante da direção da Cooperativa de Trabajo Cerámica);

“Avances hacia la igualdad de políticas de protección social. Caso de trabajadoras domesticas” relatada por Myrian Aguero (Presidenta del Sindicato do Trabalhadoras Domesticas do Paraguai – SINTRADOP) e Lilian Soto (Coordenadora do projeto “Igual Valor Iguales Derechos” del Centro de Documentación y Estudios – CDE)

– A experiência Brasileira relatada foi a “Construção do Sistema Público de Segurança Alimentar e Nutricional” relatada por Juliana Casemiro (Secretaria Executiva do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) e por Katia Cardoso Dos Santos (Secretaria Nacional de Segurança Alimentar).

Fechando as atividades do seminário, na manhã do dia 22 aconteceu o painel “Política de Memoria, Verdada e Justiça” com a participação de Eduardo Jozami (Centro Cultural de la Memoria Haraldo Conti) e Andressa Caldas (Instituto de Políticas Públicas em Derecho Humanos del Mercosur). Durante a tarde foi realizada uma visita ao Centro de la Memoria y Derecho Humanos Ex ESMA.

2

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *