A publicação é resultado do Projeto “Formação de Professores e Professoras em Escolas do Campo” coordenado pela Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural no período de março de 2019 a dezembro de 2022, com o apoio financeiro da Brot für die Welt (Pão para o Mundo – PPM) da Alemanha.

Como resultado do Projeto “Formação de professores e professoras em Escolas do Campo”, coordenado pela Assesoar, entre março de 2019 a dezembro de 2022, com apoio financeiro de Brot fur die Weelt (Pão para o Mundo-PPM), da Alemanha. O projeto teve como público-alvo estudantes do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas, em regime de alternância da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Laranjeiras do Sul.

Com o objetivo de garantir a continuidade e a finalização dos estudos do curso, o projeto garantiu por meio de recursos o transporte, hospedagem e alimentação durante o Tempo Universidade dos estudantes das turmas C, D, E e F em regime de alternância.

O curso de licenciatura adota a formação em alternância como estratégia curricular, alternando dois períodos pedagógicos que interagem entre si: o “Tempo Universidade” e o “Tempo Comunidade”. Durante o tempo da Universidade, os estudantes realizam atividades acadêmicas na Universidade e durante o Tempo Comunidade os mesmos ficam em suas comunidades de origem para realizar projetos relacionados às suas práticas cotidianas.

O projeto teve início em março de 2019, contemplando assim 124 estudantes, entre indígenas, acampados e assentados da Reforma Agrária, tendo até o mês de dezembro de 2022 graduado 47 estudantes participantes do Projeto.

Como resultado, a Assesoar e UFFS, organizaram a obra “Formação de professores e professoras em Escolas do Campo: Reflexões a partir de diferentes lugares e olhares”, onde apresenta diferentes realidades da Educação do Campo a partir de pesquisas realizadas durante a elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), problematizando a realidade de suas respectivas comunidades e contextos. Entre os temas abordados, estão a educação do campo, as cirandas infantis, a luta pela terra e seus territórios, a agroecologia, questões de gênero, a educação em espaços de luta, o saber popular, as temáticas indígenas, quilombolas, o currículo e a democracia.

O lançamento do livro impresso e as versões ebook em pdf e epub, acontecerá no dia 30 de abril, no auditório do Bloco Docente UFFS, Campus Laranjeiras do Sul, a partir das 13:30h, com a presença dos organizadores e autores da obra, lideranças, estudantes e comunidade acadêmica.

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *