Nestes últimos anos, após o golpe de 2016 que o Brasil sofreu retrocessos em direitos, tem sido mais desafiador para a juventude, na ordem do trabalho, do acesso à educação de qualidade com a precarização da vida e da profissionalização sem perspectivas de futuro.

Neste contexto, tem ocorrido a desistência de parte dos jovens no Brasil de concluir seus estudos no ensino médio nas escolas públicas e de diminuição de inserção da juventude nas cadeiras das universidades públicas. Como forma de minimizar estes impactos, programas pautados pela juventude e o movimento estudantil como o “Pé-de-Meia”, tem sido uma tentativa.  Bem como as paralisações e greves das universidades e institutos federais podem contribuir na luta e na organização para conquista de direitos e qualidade na educação. É neste sentido que nestes últimos dias na região sudoeste, aconteceram, oficinas artísticas, reuniões, atividades formativas e processos organizativos da juventude.

Em Capanema, aconteceu no dia 10/04, a oficina de stencil[1] com jovens do campo e da cidade que são estudantes do IFPR – Capanema. Na oficina, com apoio da ASSESOAR, foi abordado a história do stencil, suas técnicas de feitio e realizado uma atividade prática nas camisetas dos estudantes. A atividade integrou um calendário de atividades em apoio e solidariedade a greve dos profissionais das universidades e institutos federais de educação, demonstrando a unidade entre estudantes e trabalhadores e trabalhadoras. A oficina também integrou um processo mobilizador dos estudantes do IFPR que reivindicam há tempos melhores condições de transitar, permanecer e de ter segurança no campus. Para Alex, estudante do Instituto, a constituição deste coletivo é sinal de que a juventude quer se organizar e quer viver com dignidade, com educação de qualidade e com arte, manifestada no stencil, mas também em outras expressões e linguagens.

Em Dois Vizinhos, aconteceu no dia 11/04, outra atividade com a juventude da UTFPR de Dois Vizinhos. Também, jovens que estão organizando uma célula do Levante Popular da Juventude no município e mobilizando outros estudantes para participar do 4º Acampamento Nacional do Levante. O debate sobre a greve também apontava unidade entre estudantes e trabalhadores/as.

Em Francisco Beltrão, a juventude já organizada desde 2020 também no Levante Popular da Juventude, construiu seu planejamento municipal no dia 12/04, e debateu as perspectivas do movimento estudantil neste contexto.

Para a Assesoar que surge, em 1966, a partir da mobilização da juventude do campo, tornando-se esta um dos focos permanentes da atividade institucional, contribuir na assessoria e constituição de coletivos de juventude tem uma função muito importante. A de afirmar que o caminho dos direitos sociais e da participação política passa pela organização popular.


[1]  O stencil é uma técnica de pintura-grafíti usada para aplicar um desenho ou ilustração em uma superfície através do uso de tinta ou aerossol e de uma prancha cortado ou perfurada, tendo o preenchimento do desenho vazado por onde passará a tinta.

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *