Avelino Callegari, agricultor familiar em Capanema, um dos atuais diretores da ASSESOAR, que há um ano e meio lutava contra um câncer, faleceu, aos 58 anos de idade, na noite do ultimo sábado, dia 2 de fevereiro de 2013, no Hospital Erasto Gaertner de Curitiba, quando se recuperava de uma cirurgia.

Na Região Sudoeste do Paraná, é difícil falar das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras, sem lembrar da atuação de lideranças como Avelino Callegari. Luta pela Terra – MST, Movimento Sindical, Luta dos Atingidos por Barragens – MAB, Cooperativismo, Associativismo, Partido dos Trabalhadores tem a marca do Avelino. Demonstração disso foi hoje, domingo, dia 3 de fevereiro, em sua última despedida, lá em sua Comunidade – Linha Carbone – Capanema. Lá estavam parentes, vizinhos, amigos e lideranças de todas as organizações de luta dos trabalhadores da região.

Manifestações de amig@s:

Pe José Caekelbergh (Jef) – Bélgica: Hoje recebi a noticia do falecimento do Avelino Callegari. O conheci e estimei muito como membro da comunidade católica de Capanema e como o membro ativo da direção da Assesoar. Ficarei unido a vocês todos na oração em gratidão pela vida e pela eterno descanço dele.

Manifestações no facebook: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=309545759167689&set=a.253792028076396.55102.100003368032699&type=1&theater

Silvio – Rio de Janeiro: Em meu nome pessoal e das equipes da ASPTA, expresso aos companheiros e companheiras da Assesoar nosso sentimento de tristeza pelo falecimento de nosso querido Avelino. É uma grande perda para nossa causa comum. Junto a todos vocês, reverenciamos a memória dele e renovamos nosso compromisso com os exemplos de generosidade, firmeza e dignidade que ele nos deixa. Por favor, expresse à familia do Avelino nossos sentimentos.  Grande abraço.

Faviana – Costa Rica: gracias por la noticia, siento este momento de dolor para la familia de Avelino y sus amistades.  Les envío mis condolencias y respetos desde Costa Rica. Saludos.

Luis Cláudio BONA e família – União da Vitória: Registro aqui meus mais sinceros sentimentos de gratidão à ele e à toda equipe da Assesoar, com quem compartilhamos tantas lutas! Te peço ser, neste momento que requer grande compreensão e aceitação a vontade divina, para ser nosso porta voz e transmitir aos familiares e a (vocês) amigos da Assesoar, nosso abraço de profundo pesar mas também cheio de boas energias para o enfrentar este momento. Fiquem bem.

Carlos M. Zagni – Argentina: Lamentamos profundamente el fallecimiento del compañero Avelino, y los acompañamos – aunque sea a la distancia – en este momento que sabemos será difícil para todos ustedes. Te envío un fuerte abrazo y nuestra solidaridad que te pido compartas con todos y todas los/as compañeros/as de ASSESOAR.

David Ivan Fleischer do IAF – Washington – É com pesar que recebo a notícia. Por favor diga à familia de Avelino que nós aqui temos ele em pensamento.

Marcos Saquet – UNIOESTE: Sinto muito pelo ocorrido e desejo força a todos vocês que estavam mais próximos do Avelino. Ele foi um grande agente em favor dos agricultores familiares.

Maria Teresinha Ritzmann: Queridos familiares do Sr. Avelino Callegari e companheiros da ASSESOAR: Agradecemos ao Avelino e seus familiares pelas pegadas deixadas nessa caminhada, nas quais muitos de nós seguimos mais seguros e pedimos a ele que vá abrindo a trilha para nós na outra vida também.Recebam o nosso abraço fraterno e as nossas orações.

Fabiano Escher: Compartilho com grande pesar essa nota de falecimento do amigo Avelino Calegari, dirigente da Assesoar e uma liderança dos movimentos e organizações da agricultura familiar no Sudoeste do Paraná. Meus cumprimentos a família e a todos os amigos e companheiros.

Amy – IAF – Estados Unidos: Sinto muito o falecimento do Avelino. Sempre é triste quando perdemos alguém próximo da gente. Espero que a equipe ache a forca para lidar com essa situação difícil. Abracos.

Ignacio Arboleya – CN PMSS-Uruguay – Vicepresidente del CCU: Reciban un abrazo solidario de la Mesa Nacional del PMSS – Uruguay. Si bien es una las características de la vida, uno quisiera que los buenos compañeros siguieran aportando con presencia física y sabiduría. Pongo en copia al resto de los cumpas del PMSS. Saludos

Eduardo Baptista, Equipe Fundação Interamericana – IAF: Queridos/as amigos/as das “comunidades Assesoar” acabo de ler a msg, divido com voces um pouco da tristeza silenciosa. Em todas minhas visitas nos encontramos, na última, almoçando no refeitório até falamos que na “próxima vez” eu passaria por Capanema antes de chegar a Beltrão pra conhecer e entender melhor a questão da agua e das cisternas. Uma das coisas que eu mais gostava nas conversas é que eu nunca me senti um “forasteiro”, me tratava de igual pra igual. Vou guardar comigo essa imagem da acolhida.

Domingos Armani: Tive a oportunidade de conhecer Avelino e reconhecer nele uma pessoa de bem e uma liderança madura e importante na região. Envio um abraço a todos/as na Assesoar. Abraço e força a todo/as,

Yvonne Belaunde – CCFD-Terre solidaire – Paris: Acabo de recibir, con profunda tristeza, la noticia del fallecimiento de Avelino. En nombre de todo el equipo América latina del CCFD-Tierra solidaria, quiero expresarles nuestros sentimientos de solidaridad y de afecto a ustedes y a la familia de Avelino. Un abrazo muy fraterno

Fátima – ELO – Salvador: Lembro de Avelino tão forte, presente, participativo, reflexivo. Uma perda grande. A todos vocês da Assesoar e à família de Avelino, minha solidariedade neste momento de dor e tristeza. Fica em todos nós a saudade de um companheiro lutador, coerente, comprometido com a justiça.

Ernesto – Instituto de Cultura Popular – INCUPO/Argentina: Nuestro acompañamiento al equipo de Assesoar en este momento. Siempre hacen falta militantes… Y estos que se van, serán semilla para que se sumen más… Es nuestra esperanza, no solo de resurrección, sino de reproducción de la buena noticia.

Edson/MST – Que a morte deste camarada não seja em vão, que possamos nos tornar mais fortes e continuemos firmes na luta que ele sempre participou – a luta pela transformação social. AVELINO VIVE !!! VIVA O SOLCIALISMO!!!

Valdete Hang, de Francisco Beltrão: “Certamente o solo sagrado da estância celeste dará guarida a este homem que tanto lutou pela vida, que defendeu a terra – base de tantas formas de vida. Descanse em paz, Avelino Callegari.

João Valdemar Fortuna, Chpinzinho: Grande Homem e uma grande perda…

Silvana Rita Scobar: Que triste noticia. Pessoa querida a qual aprendi muito, companheiro, tranquilo torcedor colorado, e sempre um paizão para nós que fizemos o curso em agroecologia, e para tantas pessoas que hoje assim como eu estão triste pela sua partida….deixou muitos ensinamentos, mas vai com a serenidade de sempre e com a certeza de dever cumprido…Valeu a luta Avelino, pelas entidades, pelas pessoas, pela família, e principalmente na luta pela vida…Vai em paz meu amigo…

Robson / MAB – Aos familiares, amigos e companheiros de lutas e vivencias prestamos nossa solidariedade e acima de tudo o reconhecimento pela contribuição militante desde incansável lutador do povo. Em nome da coordenação do MAB nossos profundos sentimentos de pesar! Camarada Avelino!? presente, presente, presente!

Herlon Goelzer de Almeida: Conheci o Avelino fazem muitíssimos anos e a outros tantos não o via. Encontrei o Jaime no evento dos 25 anos do MST. Junto com muitos nomes do Sudoeste compõem uma turma de alto valor na luta social. Que continue exemplo aqui e em outros espaços.

Posts Recomendados

5 Comentários

  1. Grande perda para classe trabalhadora! Perdemos um de nossos imprescindíveis, grande líder e ser humano exemplar.

  2. Avelino, uma liderança destacada pela grande capacidade de reflexão e maturidade. Certamente continuará em nossas lembranças, principalmente nos momentos mais difíceis da nossa caminhada.

  3. Infelizmente, não fiquei sabendo da morte de Avelino. A companheira Fátima do Elo,tão distante é que me informou bem depois. Conheci Avelino nas idas e vindas da Jornada de Agroecologia e na Festa das Sementes.Que o Deus da vida console sua família, seus amigos, especialmente os companheiros e companheiras da Asessoar, entidade que ele tanto dedicava com carinho. Fica sua história, que certamente será continuada pelos seus amigos e familiares.. Juvenal Rocha CPT PR.

  4. Saber que meu pai de alguma forma tenha ajudado tatas pessoas, e ser tão querido por tantos me deixa mais conformada com a sua ausência, saber que o trabalho dele não foi em vão, que é reconhecido em tantas partes do mundo.. ele realmente amava o que fazia, viveu grande parte de sua vida em prol das lutas por um sociedades mais justa e igualitária, ele vai deixar um buraco enorme em nossas vidas, mas tenho certeza de lá onde ele estiver ele está sentindo todo esse carinho que vcs declaram a ele….
    era um pai maravilhoso, é difícil falar de alguém que era tudo p mim, um exemplo de pessoa, se hj sou o que acho que sou devo tudo aos meus pais que sempre estiram presentes na nossa educação…
    obrigada a todos …

  5. grande amigo, joguei futebol com essa pessoa de grande caráter, amigo, compreensivo e com idéias bem definidas em prol de uma sociedade mais justa. Que Deus o tenha.


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *