Na sexta-feira, 18/09, foi inaugurado a terceira “Feira do Bairro”, em Pato Branco, desta vez, contemplando o Bairro Planalto, depois de aproximadamente um ano de conversas, a feira abriu em um dos bairros mais populosos do município.

Durante o dia mais de 200 moradores compareceram a feira, para prestigiar e conhecer esse importante espaço, que conta com a participação de agricultores familiares dos municípios de Pato Branco, e da Cooperativa COOPAFI de Itapejara D’Oeste e Coronel Vivida.

Foto: Miguel Ângelo Perondi

A feira disponibiliza uma grande diversidade de alimentos saudáveis, desde hortaliças e frutas em geral, como feijão, arroz, fubá, açúcar mascavo, embutidos e derivados de carne, panificados, bebidas artesanais, como caldo de cana, além do tradicional “Pastel de feira”.

“Agora nós temos bem pertinho de casa, isso é maravilhoso para toda a comunidade do bairro Planalto. É um sonho que a gente sempre tinha, de ter aqui em nossa comunidade”, disse Ivaneta Ganbetta, moradora e consumidora no bairro.

Esta proposta é atrelada ao Projeto Regional da Plataforma da Comida Saudável, encampada pelo Fórum Regional das Organizações e Movimentos Sociais do Campo e da Cidade, que tem como principal objetivo, o debate da alimentação saudável, oportunizando a construção de espaços de formação, dialogo e acesso a alimentos saudáveis aos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, com preços justos tanto para quem produz , quanto para quem consumo.

Foto: Miguel Ângelo Perondi

“A gente compõe uma comissão municipal que chamamos de Plataforma da comida saudável, que é um programa que tem na região que a gente tá fazendo isso, aproximar produto dos produtores com quem a gente trabalha, para os consumidores que estão no meio urbano”, disse Norma Kiyota, do IDR-Paraná

Essa iniciativa é resultado da articulação local do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Sindicatos dos Trabalhadores da Metalurgia, CAPA, ASSESOAR, UTFPR, IDR-Paraná, COOPAFI, Secretária de Agricultura de Pato Branco, Associação de Moradores do Bairro Planalto.

A Feira do Bairro Planalto: Produtos Orgânicos e Artesanais, acontece todas às sextas-feiras, das 17 às 21 horas, no Centro Comunitário dos Moradores do bairro. E está adotando todas as normas sanitárias para prevenção da transmissão do Covid-19, como uso obrigatório de máscaras, álcool gel, distanciamento, e demais orientações.

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *