Por: Geani Paula de Souza

A Escola Estadual do Campo Pio X, localizada na comunidade São Pio X em São Jorge do Oeste, é um símbolo de resistência na luta por uma Educação do Campo. Em funcionamento desde o ano de 1957, a escola traz experiências educativas que garantem a participação da comunidade, que contribuem e participam da vida da escola.

Para a escola do campo a participação de toda a comunidade escolar é essencial na elaboração e execução do projeto Valores do Campo, o qual se compromete com a ação interdisciplinar para o desenvolvimento sustentável contra-hegemônico ambiental, social, econômico, político e cultural.

A partir de 2014, a escola teve um projeto extraclasse, uma ferramenta pedagógica, de musicalização com a flauta doce. Os educandos desencadearam interesses pela música, tendo assim um processo de familiarização com o instrumento, por isso a música se tornou um cotidiano na vida da escola.

Lucas Gabriel Debortoli é um exemplo dessa familiarização, ele criou gosto pelo instrumento, tanto que hoje, com 19 anos, está cursando licenciatura em música na Universidade de São Paulo (USP). “As experiências que eu tive aqui na Escola do Campo Pio X, elas me abriram para uma perspectiva muita mais ampla de possibilidades que eu poderia fazer, muita mais do que uma escola comum”, diz ele entusiasmado.

Para isso, a Assesoar em parceria com a Escola Estadual do Campo Pio X apresentam parte dessa experiência pedagógica, contata pelo jovem Lucas Gabriel Debortoli e a diretora Bronilde Wirth.

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *