Partilha das Sementes

Com o tema “Sementes Crioulas: Passado, Presente e Futuro”, a VIII Festa Regional das Sementes ocorreu durante a manhã e a tarde do dia 3 de agosto, no campus da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), em Realeza, Paraná.

O evento reuniu mais de 1000 pessoas, entre agricultores(as), representantes de entidades, universitários e demais participantes. Ao todo, mais de 300 espécies de sementes crioulas foram cadastradas para a partilha, entre grãos, ovos, hortaliças, flores e frutíferas.

A festa foi organizada pelo Fórum de Entidades da Agricultura Familiar e Camponesa (ASSESOAR, FETRAF-Sul, MAB, CAPA, CRESOL, MST, CLAF, Rede Ecovida, COOPAFI e COOPERIGUAÇÚ), e teve apoio da Prefeitura Municipal de Realeza, da UFFS campus de Realeza, da UTFPR Pato Branco e Dois Vizinhos, Unioeste Francisco Beltrão e do Banco do Brasil.

Programação da festa

A mística – que abordou o problema dos agrotóxicos e das sementes nas mãos de poucas empresas – marcou o início da Festa Regional. Ela foi pensada e elaborada pela equipe da Assesoar, juntamente com alunos da turma de Licenciatura em Educação do Campo da UTFPR de Dois Vizinhos.

Após a mística foi a vez da fala de Dom Mauro Morelli, que é bispo de Duque de Caxias e tem um histórico de luta contra a miséria e a fome. Dom Mauro ressaltou que a alimentação é um direito humano básico, e falou também da importância das sementes saudáveis e livres de veneno para melhorar a qualidade de vida da população.

 

Partilha

A partilha das sementes ocorreu ao meio dia, quando agricultores de toda a região se serviram à vontade das variedades de espécies disponíveis nas mesas. A proposta é que cada um que leve as sementes possa reproduzi-las e partilhá-las novamente com outras famílias.

 

Panfletagem

No período da tarde, a programação foi uma carreata pelo centro de Realeza até o trevo da PR 182, onde participantes da VIII Festa das Sementes distribuíram panfletos e adesivos de conscientização sobre os perigos dos agrotóxicos. Foram aproximadamente dois mil panfletos e adesivos distribuídos e, durante a panfletagem, discursaram representantes de várias entidades ligadas à agroecologia.

 

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *