Durante os dias 22 e 23 de abril, a Terra Indígena de Mangueirinha, região sudoeste do Paraná, realizou a tradicional semana Cultural Indígena. Devido a pandemia de Covid-19, esta atividade foi realizada de maneira virtual, seguindo todos os protocolos de saúde.

A atividade é organizada através da Escola Estadual Indígena ykretag e o Colégio Estadual Indígena Kokoj ty han já, juntamente com o Cacique, as lideranças e a comunidade para a realização da semana cultural. “A gente fez online, porque ano passado devido a pandemia a gente não conseguiu, então esse ano em conjunto com as duas escolas indígenas, a gente teve essa iniciativa de iniciar este processo”, disse Adelir Machado dos Santos, diretor da Escola Estadual Indígena jykretag.

Toda a programação foi transmitida pela página do facebook “Semana Cultural Indígena TI Mangueirinha PR”, e pelo canal do youtube “TV Indígena Mangueirinha”, que até o dia da atividade teve um alcance de 10,9 mil inscritos no canal.

“É uma semana muito importante de divulgação, de resgate, dos valores tradicionais indígenas, e que a gente procura explanar e mostrar para toda a sociedade e região”, enfatiza Adelir.

Nesse ano os temas expostos foram a história da Terra Indígena Mangueirinha, comidas típicas, lendas, pinturas marcas, armadilhas, brinquedos e brincadeiras, ervas medicinais, músicas, dança e artesanato.

Se quiser acompanhar as atividades, elas estão todas disponíveis no canal do youtube: https://www.youtube.com/channel/UCSTB-2EdNkD4A0oxIAw6lrA

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *