Vivemos um dos piores momentos de crise no Brasil das últimas décadas, situação resultante, principalmente de uma conduta governamental, que aliada aos interesses do capital internacional e da elite dominante, tem aprofundado uma estrutura de Estado mínimo no que se refere a garantia de direitos da sociedade brasileira. Este quadro tem se tornado mais visível e grave no contexto da pandemia da covid-19.

Nessa edição da Revista Cambota-279, a Assesoar quer apresentar as pautas para a eleições 2022, com o tema: Em defesa da Democracia e do Projeto para a Classe Trabalhadora, trazendo elementos da educação, formação, agroecologia e comunicação.

É importante ressaltar que as condições atuais, são efeitos da consolidação de medidas de desmonte de políticas públicas que se aprofundaram no cenário político nacional, tais como: a Emenda Constitucional 95/2016 (que estipulou o teto para o gastos públicos em educação, saúde, saneamento e habitação), da Lei de terceirização, da reforma trabalhista e previdenciária. Estas contrarreformas impactaram na redução de recursos financeiros das estruturas públicas, destinando montantes mínimos aos necessários para desempenharem suas funções com qualidade, levando a precarização dos serviços públicos. Já para a Classe Trabalhadora, estas medidas levaram a retirada de direitos que consequentemente pioraram sua condição de vida.

Destacamos também, que nos últimos anos e com a pandemia, a agricultura familiar e camponesa ficou desassistida e órfão de politicas publicas, tanto por parte do governo federal, estadual e municipal.

Boa leitura a todos e todas!

Acesse e baixe a Edição 279 da Revista Cambota aqui!

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *