19

Em articulação com a ASSESOAR e CAPA, entre os dias 11 e 14 de julho, integrantes da organização paraguaia DECIDAMOS, juntamente com agricultores/ras acompanhados/as pela organização, estiveram na região realizando intercâmbio de experiências.

As atividades iniciaram com a participação da delegação na XVI Festa Regional das Sementes, no município de Boa Esperança do Iguaçu, dia 11. Durante a Festa partilharam suas sementes com os/as agricultures/ras da região, enriquecendo a biodiversidade do espaço.

No dia seguinte estiveram no município do Verê, conhecendo as experiências acompanhadas pelo CAPA. Na parte da manhã, após uma roda de conversa com a equipe da organização e agricultores/as, visitaram as agroindústrias da COOPERVIVE e COOPERVEREDA, conhecendo também o espaço de comercialização onde os alimentos produzidos por ambas são comercializados. No período da tarde estiveram nas UPVF’s das famílias Krause e Franciscon, conhecendo experiências na produção e comercialização de frangos coloniais, hortaliças e frutas. À noite, o encontro foi com a equipe e direção da ASSESOAR para socialização das atividades desenvolvidas pelas organizações.

No sábado, dia 13, no período da manhã o grupo visitou a Feira realizada na praça central de Fco. Beltrão, onde dialogaram especialmente com os/as feirantes de alimentos agroecológicos. Logo após, estiveram na UPVF da família Basso, em Marmeleiro, conhecendo experiências na produção de hortaliças, frutas e ovos.

Feirantes agroecológicos de Fco. Beltrão, delegação paraguaia, família Basso e equipe da ASSESOAR almoçaram juntos na sede da organização, dando continuidade às conversas da manhã, principalmente quanto as formas organizativas dos espaços de comercialização e da certificação participativa, através da Rede Ecovida de Agroecologia. No período da tarde o grupo esteve na UPVF da Sérgio e Janete Fabro (seção São Miguel – Fco. Beltrão) para conhecer as atividades desenvolvidas pela família na produção de hortaliças, grãos e frutas; além de tecnologias ecológicas como o silo secador de grãos e cisterna.

Encerrando as atividades, no dia 14, a delegação visitou a família Gurgel, na comunidade Jacutinga, Fco. Beltrão. Na UPVF, que tem a produção de leite como atividade principal, conheceram a experiência de agroindustrialização para a produção de queijo.

ASSESOAR  e DECIDAMOS, juntamente com demais organizações do Brasil, Paraguai, Chile, Uruguai e Argentina, integram a Plataforma Mercosul Social e Solidária, espaço que tem entre seus objetivos promover intercâmbios de experiências entre as organizações e suas bases sociais. Durante estes quatro dias de intercâmbio, organizações e agricultores/ras envolvidos/as puderem compartilhar suas histórias, suas práticas, seus avanços e desafios; conhecendo o que os unem em diferentes realidades, construindo e compartilhando conhecimentos coletivos.

9

10 3 1 2 16 26 25 24 14 13 12 11 22 21 23 20 19 18 15 17 8 7 6 5 4

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *