Nessa quarta-feira, 08 de março, dia Internacional das Mulheres, o coletivo regional de mulheres dos movimentos populares do campo e da cidade do sudoeste do Paraná, organizou o seu encontro regional, que este ano teve como lema “Transformar o Brasil, com as bandeiras e luta das Mulheres”.

Na programação para o dia, as mulheres se encontraram no Centro Paroquial Pedro Granzotto, em Francisco Beltrão, para recepção e café da manhã, e após, se reuniram na Praça Central para dar início as atividades.

Em marcha, as mulheres saíram em caminhada, pelo centro de Francisco Beltrão, até a APP Sindicato, com cartazes e falas para a população em geral. Um dos pontos na pauta, é o pedido de licença maternidade, que hoje é de 120 dias, e que passe a ser de 180 dias, para todas as trabalhadoras.

Mara Fornazari, advogada, e do coletivo Leia Mulheres, fez uma análise de conjuntura, onde enfatizou o significado da luta no 08 de março, resgatando pontos históricos das mulheres. “Morreu queimada quem trabalhava o dia inteiro, em jornadas de 15 horas, e chegando em casa não tinha pão para comer”, explica Fornazari.

E para fechar a manhã, Kellyn Ferreira, psicóloga, da equipe da Assesoar, fez uma fala sobre o cuidado com a saúde das mulheres, explicando que diante de tantas perdas, retrocessos e ameaças, precisa-se elaborar um luto. “Vamos ressignificar nossas histórias, e enxergar o mundo com mais amor”, enfatiza Ferreira.

Para encerrar, as mulheres, muito animadas, realizaram uma roda de ciranda entre todas, e depois partilharam de um almoço, onde todas contribuíram trazendo alimentos de suas casas.

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *