Neste dia 15 de outubro, a Articulação Paranaense por uma Educação do Campo, esteve em Curitiba, com mais de 80 pessoas entre professores, estudantes, pais, movimentos sociais e sindicais, reivindicando na SEED pautas centrais, como o não fechamento das escolas do campo, valorização das escolas públicas com vias de acesso, transporte de qualidade, estrutura boa e quadro de professoras(es) valorizados! Comunidades sendo ouvidas! Também a pauta histórica de que egressos e Licenciados(as) em Educação do Campo sejam reconhecidos, não com PSS mas com concurso público. Queremos debater o projeto de escola de tempo integral para as nossas escolas do campo e que haja pontuação diferenciada e edital para as escolas públicas do campo.
Outra pauta que está latente é a privatização das escolas públicas, dentre as centenas de escolas que estão na lista para serem entregues aos empresários da educação, várias são escolas do campo. Portanto, conclamamos as comunidades em que as escolas estão nessa lista a se mobilizarem e votarem NÃO À PRIVATIZAÇÃO DAS ESCOLAS.
Quando uma escola fecha é o projeto do agronegócio e o projeto privatista deste governo Ratinho Junior que avança.
A SEED afirmou compromissos com alguns pontos, como de fazer consultas às comunidades sobre o fechamento das escolas do campo, respeitando a sua autonomia e a elaboração de diagnóstico de caráter social (o qual já é garantido pelo Parecer 01/2018, mas não está sendo executado pela Secretaria). Também se comprometeu a ampliar e difundir enquanto uma campanha o período de matrícula e rematrículas para as escolas públicas. Por fim garantiu a construção de um grupo para estudar, analisar e reconhecer as licenciaturas em educação do campo em futuros concursos. A Educação do Campo, Indígena e Quilombola possui reivindicações históricas que sabemos que muita luta precisa ser feita, ainda mais pelo projeto em curso pelo governo do PR regida pela lógica empresarial e do lucro.
Estamos e continuaremos na luta!
É tempo de afirmar e reafirmar que Escola é vida na Comunidade! E quem fecha escola e nega seu diploma é inimigo do povo!
Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!