Na tarde da segunda-feira,(29/11), Escolas do campo de Itapejara D’Oeste iniciaram o processo de implantação da Horta Pomar Ecológica da Agricultura Familiar, começando com o pomar e em breve a horta escolar.

Com a prática pedagógica dada pelo Coletivo Escolar de “Laboratório Agroecológico”, construída em 2018, fruto do processo de formação continuada em parceria com a UNIOESTE E ASSESOAR, mas pausada devido a pandemia. Tomando as medidas de cuidado com a saúde, educandos, professores e direção da escola buscam o diálogo entre conhecimento científico e saber popular.

Nesse dia, a ASSESOAR contribuiu com um momento de debate sobre “de onde vem nossa comida” com educandos do Colégio Estadual do Campo Carlos Gomes, problematizando a importância da origem de nossos alimentos e como isso pode fazer parte dos conteúdos escolares vinculados a uma proposta pedagógica que valorize os territórios da agricultura familiar e camponesa.
Com a prática de plantio realizada, pode-se trabalhar questões referentes à enxertia, fatores a serem observados no momento de plantio para melhor desenvolvimento das mudas, indicadores da fertilidade do solo e métodos ecológicos de controle de insetos.
Nesse primeiro momento as mudas de citros, banana, hibisco e margaridão foram plantadas pelo coletivo, que também se desafiará para acompanhar e cuidar desse processo.

Escola É vida na Comunidade! E agricultura familiar e camponesa é quem coloca comida na mesa!

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *