O DVD foi elaborado a partir dos aprendizados obtidos nos três anos de execução do “Projeto Referências em Sistemas Agroflorestais” que a Assesoar coordenou com financiamento do FNMA. O projeto envolveu 150 famílias, de 15 grupos, em 10 municípios da região sudoeste: Capanema, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Marmeleiro, Nova Prata do Iguaçú, Pérola do Oeste, Salgado Filho, Salto do Lontra e Santa Izabel do Oeste. O trabalho contou com a colaboração das entidades locais, como sindicatos e cooperativas da agricultura familiar e assentados da reforma agrária.

O DVD faz uma breve leitura de como a Assesoar, ao longo de seus 40 anos tem trabalhado com o tema da agroecologia e, recentemente a relação com os sistemas agroflorestais; do contexto regional em relação às condições e seqüelas ambientais e culturais causadas pela Revolução Verde; e os aprendizados e experiências adquiridas com a introdução e manejo dos sistemas agroflorestais – agroflorestas.

Com o desenvolvimento do projeto e em função do manejo da agrofloresta, fez-se necessário um estudo e discussão da legislação ambiental, especificamente do Código Florestal e do SISLEG. Este estudo e debates estão apontadas no DVD, com os principais questionamentos e dúvidas dos/as agricultores/as envolvidos/as nos grupos dos 10 municípios.

Com relação à legislação, esse DVD é, também, um apelo às populações e organizações do campo, no sentido da necessidade de se mobilizarem para que estas discussões propostas possam se tornar bandeira de luta no sentido de que as populações do campo não tenham que pagar a conta do estrago ambiental sozinhas.

Para acessar o DVD entre em contato com a ASSESOAR

Posts Recomendados

3 Comentários

  1. Bom dia, queria baixar o arquivo,mas não consigo, o link da erro,ficarei aguardando a resolucão do problema para baixar o arquivo.

    • Edegar
      Transferimos nosso sítio digital para outro provedor recentemente.
      Estamos vendo como disponibilizar vídeos online.
      Enquanto isso, se quiser, podemos enviar uma cópia em dvd, se tiver interesse.
      solicite via email: assesoar@assesoar.org.br
      Vanderlei
      Assesoar

  2. boa noite,
    Sou professora das disicplinas de ecologia florestal e silvicultura da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Como posso adquirir o dvd sobre agrofloresta?


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *