Entre os dias 24 e 25 de fevereiro, educandos do Curso de Realidade Brasileira, estiveram na sede da Assesoar, em Francisco Beltrão, para elaborar trabalhos e relatórios de conclusão do curso, sobre os estudos construídos nas Unidades de Estudo.

O curso que iniciou no ano de 2021, em meio a pandemia, procurou construir para além de uma interpretação do Brasil através dos e das intelectuais brasileiros e brasileiras, um processo de práxis junto as chamadas unidades de estudo.

Desafios para seguir com os trabalhos

As unidades de estudo desafiaram os educandos e educandas, e a coordenação do curso para em duas ações conjugadas elaborar e propor para as organizações e espaços nos locais. A primeira, de levantar junto as organizações questões prioritárias e sintetizar em trabalhos, interpretações e reflexões a partir da realidade concreta, temas importantes para as unidades de estudo. A segunda, a construção em médio e longo prazo, a função da pesquisa de compromisso público e popular, em parceria com as organizações, no sentido de resolver problemas concretos de setores da sociedade, descobertos pelo poder público.

Na avaliação da turma, o processo até aqui tem sido muito importante para construir olhares e interpretações, que vão provocar e transformar as ações até o momento realizadas. Para o grupo, presente nos dois dias, o momento específico para refletir sobre o trabalho de campo e a coleta de dados, com os acumulados teóricos, foi de fundamental importância.

Os Cursos de Realidade Brasileira, tem sido uma construção a nível regional e estadual em todo Brasil há mais de 22 anos, contribuindo para uma atualização da análise e intervenção, a partir do acumulado brasileiro sobre a realidade nacional.

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