Na manhã desta segunda-feira (18/04), a comunidade indígena Kaigang, que está acampada a 13 anos as margens da rodovia PR- 280, em Vitorino, região sudoeste do Paraná, realizou uma reunião com a Prefeitura Municipal e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), para dar início as tratativas para a realocação da comunidade para um território provisório, em área pública concedida pela prefeitura, denominada de Antigo Viveiro Municipal.

A comunidade foi representada pelas suas lideranças, que foram acompanhadas pelo Mandato do Deputado Estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos, Tadeu Veneri, e a ASSESOAR. Durante a realização da reunião, diversas mulheres e crianças indígenas, realizaram manifestação cultural, pressionando para o cumprimento imediato do processo.

Na reunião, se encaminhou também, a constituição de um grupo de trabalho, que tratará do processo de transferência da comunidade da margem da rodovia para a nova área, com cronograma e responsabilidades de cada instituição, a ser definido na próxima semana.

A FUNAI comunicou, que no final de março, realizou a abertura do processo de demarcação do território indígena no município de Vitorino, pois já possui identificação de território tradicional laudado por antropólogos. A sentença da Justiça Federal determinou o prazo de 285 dias para a conclusão do processo demarcatório, onde a comunidade será transferida para território definitivo.

A tarde do mesmo dia, ocorreu a visita dos participantes à área destinada para a realocação da comunidade provisoriamente, para posterior planejamento pelo grupo de trabalho que definirá a estruturação da mesma para receber os indígenas. Nesta área, a comunidade contará com infraestrutura de moradias, água, energia elétrica, saneamento básico, com área para produção de alimentos para a subsistência, além de acesso a serviços de saúde, educação e assistência social, direitos essenciais, estes não garantidos na área atual do acampamento.

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *