Aconteceu ontem, 30/11, no município de Pranchita, sudoeste do Paraná, duas assembleias nas Escolas do Campo de Vista Gaúcha e Barão do Rio Branco, convocadas pela Secretaria Estadual da Educação do Paraná, com intuito de consultar e aprovar a cessação de ambas as escolas.

A Assesoar, juntamente com a Articulação Sudoeste Por Uma Educação do Campo, esteve presente apoiando a educação no campo e a permanência das escolas abertas. Antes das assembleias foram distribuídos jornais e cartazes da campanha “Escola é vida na comunidade”.

Nas duas escolas a comunidade escolar se mobilizou, participou ativamente, e, por unanimidade, votou contra o fechamento.

A estudante Gisele Uliana, do 7º ano da Escola Vista Gaúcha, afirmou que defende a permanência da escola aberta. “Se precisar ir pra cidade, vou ter que pegar dois ônibus, vai ser bem complicado, terei que levantar mais cedo. Porém, se continuar estudando aqui, não terei esse problema”, explica.

Dona Serenita Quevedo, mãe de uma estudante da escola municipal, reivindicou um apoio do Estado para fortalecimento da agricultura familiar. Ela destacou a importância dessa categoria para a produção de alimentos. “É importante investir em grandes indústrias, maquinários para a agricultura de grande escala, mas ninguém come um uniport (gafanhoto), uma barra de pulverizador; os grandes produtores de commodities produzem pra exportação, já a agricultura familiar garante a segurança alimentar da nação. E aqui a nossa região é basicamente formada por pequenos agricultores familiares, uma das poucas comunidades com permanência das famílias no campo, que é quem produz o alimento que chega na mesa do povo da cidade. A permanência da escola aqui na Vista Gaúcha incentiva nossos filhos a permanecerem no campo, fazendo a sucessão familiar”, enfatiza ainda muita preocupação, se caso a escola feche, pois sua filha terá que percorrer diariamente 30km até a escola da cidade.

Segundo a representante do Núcleo Regional da Educação de Francisco Beltrão, as atas de ambas as assembleias serão encaminhadas ao Conselho Estadual de Educação, que decidirá em conjunto com a SEED, sobre o fechamento ou não das escolas.

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *