Dada a perseguição ideológica do pensamento crítico e, em particular, da idesa do educador popular Paulo Freire, não apenas no Brasil, mas também em outros países da América Latina e do Caribe, o Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe ( CEAAL), em aliança com vários movimentos, organizações e entidades sociais, manifestam-se pela construção da Campanha Latino-Americana e do Caribe em Defesa do Legado de Paulo Freire.

Essa campanha justifica a necessidade de defender o legado de Paulo Freire e o enfrentamento do contexto adverso em que vivemos em nosso continente, marcado pelo aprofundamento das desigualdades sociais e dos processos históricos de opressão. No contexto de uma crise mais estrutural do capitalismo, a ação das elites tem sido estabelecer uma forte ofensiva do capital contra o trabalho, que se expressa na retirada dos direitos trabalhistas e sociais, na redução do padrão de vida. dos trabalhadores e dos trabalhadores, no aumento da exploração e na implementação de contra-reformas neoliberais, que tentam transformar os serviços públicos em negócios, mercadorias e produtos à venda.

Outra estratégia observada é a ofensiva do governo dos EUA  contra governos progressistas na América Latina ; apoio a golpes de estado por meio de canais parlamentares, de mídia e judiciais; o apoio a candidatos presidenciais e parlamentares de direita e de extrema direita e a desconstrução da soberania nacional, por meio do controle de grandes corporações transnacionais e até a mesma ameaça de intervenções militares, como na Venezuela.
Sabemos, no entanto, que nenhum projeto de hegemonia pode ser concretizado sem o uso do aparato coercitivo e de imposição de violência ou arbitrariedade. Por esse motivo, há também uma  forte ofensiva ideológica das classes dominantes que tentam construir, mistificar e atacar o pensamento crítico, impondo uma visão conservadora reacionária e fundamentalista do mundo, que reforça as opressões às quais as classes subalternas foram historicamente sujeitas nos países do sul global.

O pensamento crítico precisa ser visto no plural, mas as idéias de Paulo Freire, em particular, são uma das expressões mais importantes do pensamento libertador, comprometidas com as transformações sociais em nosso continente. Ao longo de mais de 500 anos de dominação colonial, na América Latina e no Caribe, práticas epistêmicas foram construídas denunciando o colonialismo e a colonialidade, capitalismo, racismo, patriarcado e outros processos de opressão. Em vários campos do conhecimento, como filosofia, ciências sociais, teologia, educação, comunicação e artes, foram desenvolvidas formas críticas de pensar o mundo. Todo pensamento crítico tem uma dimensão praxiológica intrínseca, esse pensamento crítico foi dimensionado em movimentos de resistência contra a opressão,

No Brasil, em particular, Paulo Freire foi escolhido pelo governo de extrema direita de Jair Bolsonaro como um “inimigo prioritário” no campo ideológico e educacional. Foi assim que Freire foi forçado a se exilar em 1964, por causa do golpe militar imposto por uma ditadura cívico-militar de 21 anos em nosso país, agora ele tenta enviá-lo para um “segundo exílio”, desta vez ideológico “, expulsando Paulo Freire da educação ”, conforme declarado no plano do governo Bolsonaro.

As medidas compreendem um conjunto de táticas. Primeiro, espalhe via  fakenews ideologias de extrema direita com uma visão completamente errada e descontextualizada das idéias de Paulo Freire, transformando o que nunca foi, um “doutrinador”, uma “ameaça comunista à soberania nacional”, “um perigo para a educação dos jovens” etc. . Segundo, desmantelar os princípios e fundamentos da educação pública, livre, secular, democrática e de qualidade socialmente referenciada, um projeto assumido abertamente por Paulo Freire e outros educadores e intelectuais críticos da educação. Finalmente, estabelecer formas coercitivas de controle sobre o trabalho docente, acabar com a liberdade de ensino e impor e impor pensamentos únicos, como o projeto “Escola Sem Partido”, isso sim a serviço da doutrina e colonização da pensamento

Diante dessa situação, o Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL), como Movimento de Educação Popular e Movimento de Educadores e Educadores Populares, através de suas entidades afiliadas e outras organizações aliadas, lança a iniciativa de construir juntos a Campanha da  América Latina e do Caribe em defesa do legado de Paulo Freire .

Defender o legado de Paulo Freire também significa lutar pelas bandeiras que ele sempre apoiou: liberdade de pensamento, autonomia do sujeito, democracia plena e respeito à diversidade. Significa lutar para que seus ideais não sejam descontextualizados; que seu amplo legado seja preservado, atualizado e expandido; que seus trabalhos não são proibidos nas faculdades de formação de professores; que pesquisadores acadêmicos e pesquisadores no campo da educação popular não recebem financiamento; que professores e professores que se identificam como freirianos / não sejam perseguidos em instituições educacionais; e que os movimentos sociais, que constroem suas próprias pedagogias em diálogo com o legado freireano, não são ainda mais criminalizados.

A defesa do legado de Paulo Freire também está apoiando o reconhecimento internacional que seu trabalho obteve nas últimas décadas. No Brasil, Paulo Freire foi considerado Patrono da Educação Brasileira, através da Lei 12.612 / 2012, que os setores conservadores do governo e da sociedade tentam revogar. É avaliar seu legado, expresso, por exemplo, no reconhecimento da Unesco, que considera seu trabalho como “Patrimônio Mundial”, sendo incluído no programa “Memórias do Mundo”. Significa também avaliar os mais de 40 doutorados  honorários, concedido por universidades de todo o mundo; e seu nome aparece como o terceiro pensador mais citado em trabalhos acadêmicos em inglês, de acordo com o estudo realizado pelo pesquisador Elliot Green, da London School Economics.

Para nós, uma  campanha da América Latina e do Caribe em defesa do legado de Paulo Freire deve contemplar os seguintes objetivos:

  1. Opor a ofensiva ideológica contra o pensamento crítico e, em particular, contra as idéias de Paulo Freire;
  2. Defender a importância de seu legado para a educação e outras áreas do conhecimento e para os processos de educação popular desenvolvidos em todo o mundo e, principalmente, na América Latina;
  3. Construir processos  que contribuam para a produção de conhecimento crítico na educação popular , associando o legado de Paulo Freire aos temas de formação política, educação popular feminista e antipatriarcal, economia solidária e outros;
  4. Realizar atividades , em diferentes formatos e nos diversos países da América Latina e Caribe,  que dêem impulso e publicidade à Campanha .
  5. Articule movimentos sociais e outros grupos e redes de resistência para construir a Campanha coletivamente e compartilhada.

A  Fase I  da campanha é a sensibilização aumento, mobilização e construção de alianças com outros movimentos, grupos e organizações da sociedade civil para o desenvolvimento de acções e projectos que concretizam os objetivos propostos anteriormente.
Por isso, convidamos movimentos sociais e populares, sindicatos, associações científicas, organizações não-governamentais, fóruns e campanhas educacionais, grupos de pesquisa e extensão universitária, entre outros assuntos coletivos, bem como intelectuais, artistas, educadores e educadores populares, pesquisadores e pesquisadores , aderir à campanha da  América Latina e do Caribe em defesa do legado de Paulo Freire, assinando este manifesto e participando da construção de agendas e estratégias para fortalecer o debate em torno do legado de Paulo Freire.

Manifesto de Assinaturas

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