Nessa quinta-feira (30/03), a Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (Assesoar), realizou sua 58a Assembleia Geral Ordinária (AGO), com o tema e lema “Unindo campo e cidade: Por um Brasil sem fome, democrático e popular”.

A Assembleia teve início na parte da manhã na sede da Assesoar, em Francisco Beltrão, e contou com a presença de aproximadamente 150 pessoas, do quadro social e as organizações e movimentos sociais parceiros da entidade.

“Foi uma assembleia que para além de uma boa participação numérica, teve também boa participação de falas, e isso gera frutos para pensar a caminhada da Assesoar pra frente”, diz Cristiane Katzer, presidenta da Assesoar.

O início se deu com a apresentação da mística, representando as fomes no Brasil, por comida, educação, saúde, trabalho digno, entre tantas outras, que estão visíveis na sociedade hoje, e que também é um tema que está sendo trabalhado na campanha da fraternidade deste ano.

Dom Edgar Ertl, bispo da diocese de Palmas e Francisco Beltrão, participou da Assembleia Geral, com uma análise, a partir do tema da campanha da fraternidade, retratando a fome como um tema social, e que isso precisa mexer no comportamento das pessoas, e em como se relacionam na sociedade.

“Os seres vivos são seres totalmente dependentes um do outro, e que bom que Deus nos fez assim, e não deu uma autonomia absoluta, nós precisamos, os seres vivos todos precisam de elementos, que são elementos naturais, ou seja, sentir fome não faz parte da natureza no sentido de flagelo, não faz parte dos seres vivos passar ou morrer de fome. Se alguém não está comendo, está sendo negado aquilo que é elemento fundamental da sua existência”, enfatizou Dom Edgar.

A tarde, houve a retomada da pauta da Assembleia Ordinária, com apresentações das ações e prestação de contas de 2022, parecer do conselho fiscal, planejamento e orçamento para 2023, e apresentação e acolhimento dos novos associados e associadas.

Cristiane Katzer, ressalta a participação das mulheres nessa assembleia. “Importante destacar a participação das companheiras, pois tivemos uma mesa com paridade, entre homens e mulheres, e também uma assembleia com bastante mulheres, por isso ficamos feliz das nossas companheiras estarem cada vez mais participando e se fazendo presente nos espaços e com falas, para estarem contribuindo sempre com o crescimento e desenvolvimento da Assesoar”, diz Katzer.

Ciranda Infantil

Nesta assembleia, também houve o espaço da ciranda, organizado pela equipe da Assesoar, para que as mães e pais pudessem participar mais tranquilamente, e as crianças, nesse período, realizaram atividades pedagógicas com as educadoras infantis.

Para mística final e acolhida dos novos associados e associadas, as crianças apresentaram um poema, que eles fizeram durante o dia na ciranda, e entregaram uma muda de árvore para os mesmos, enfatizando a continuidade nos processos e atividades da entidade.

E fechando a AGO, a direção executiva agradece todos e todas que se fizeram presente neste dia, de extrema importância para Assesoar para continuar traçando sua caminhada.

Queremos direitos

Quando todos não aguentam mais trabalhar sem cessar

Um levante se aproxima

O que é isso? Disse o patrão

São os direitos do cidadão

Se não paga, eles vão se revoltar

Comida é boa na mesa de quem precisa

Acabar com a fome é urgente

Pobreza é triste, pobreza não é vida

Vamos cuidar da nossa gente!

(Poesia da Ciranda Infantil da 58a Assembleia Geral Ordinária da Assesoar)

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!

Adicionar um Comentário