Nessa quinta-feira (31/03), a Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (Assesoar), realizou sua 57a Assembleia Geral Ordinária, com o tema “Povo no poder: Pelas mãos da classe trabalhadora, fortalecemos a organização e a luta por um Projeto Popular para o Brasil”.

A Assembleia teve início na parte da manhã no Centro Comunitário da Matriz Cristo Rei, em Francisco Beltrão, e contou com a presença do quadro social e as organizações e movimentos sociais parceiros da entidade.

“A retomada com uma assembleia presencial com mais de 150 pessoas, contando com os parceiros, entidades, movimentos, universidades e os associados, que dão sentido a nossa caminhada desses 56 anos da Assesoar, com debates extremamente importantes”, diz Cristiane Katzer, presidenta da Assesoar.

Para iniciar o dia, foi realizado uma análise de conjuntura com Marcos Rochinski, dirigente da Contraf Brasil, que trouxe elementos do momento atual e também os desafios que esta por vir para as organizações e movimentos populares.

Um momento marcante para esta assembleia, foi o espaço da ciranda organizado pela equipe da Assesoar, para que as mães e pais pudessem participar mais tranquilamente, e as crianças, nesse período, realizaram atividades pedagógicas com as educadoras infantis.

A tarde, houve a retomada da pauta da Assembleia Ordinária, com apresentações das ações e prestação de contas de 2021, parecer do conselho fiscal, planejamento e orçamento 2022, novos associados e associadas e eleição do Conselho Diretor e Fiscal para os próximos três anos.

Novo Conselho diretor, fiscal e executiva da Assesoar

No regimento interno, artigo IV da Assesoar, os candidatos devem ser agricultores, e viver prioritariamente da economia familiar baseada na produção agropecuária, residir no campo e defender a perspectiva da agroecologia.

Para esse ano, foram eleitos de forma unânime, 20 agricultores e agricultoras, associados da Assesoar para o novo conselho diretor e fiscal e também direção executiva da entidade.

Para o conselho fiscal, Vera Dapont, José Gluzewicz, Pedro Rodrigues, Danieli Bassanesi e Sidney Kohwald.

Para o Conselho diretor, Lucélia Crespão, Neveraldo Oliboni, Afonso Rodrigues, Edinéia Debastiani, Cleonice Gurgel, Edenir Basso, Adriani Maria Mulbeier, Luciana de Fátima Alonso, Gelsi Dutra, Silvio da Silva, Sidinei Martini e Paulo de Souza.

Dentro do conselho diretor, três pessoas fazem parte da direção executiva da Assesoar, sendo eles, Cristiane Katzer, presidenta, Airton Luiz Freire, tesoureiro e Lucas Daniel Felizardo, secretário.

“É um desafio muito grande, diante do contexto que a gente vem vivenciando, estar a frente desses espaços de luta e mobilização. O nosso desafio nessa agricultura familiar tão diversa, de conseguir dialogar com todos, estar aberto ao povo nessa relação campo e cidade, para juntos fortalecer as organizações nesse próximo período e estarmos juntos construindo o projeto popular”, enfatiza, a nova presidenta eleita da Assesoar, Cristiane Katzer.

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!

Adicionar um Comentário