Na tarde desta quarta-feira, 01/09, a Assesoar deu início a primeira formação técnica de implantação das hortas pomares ecológicas no sudoeste do Paraná, que contou com a participação de aproximadamente 25 agricultores e agricultoras que serão os primeiros a implementarem as hortas na região.

Para esta formação, a engenheira agrônoma Janete Rosane Fabro, que faz parte da equipe da Assesoar, apresentou o crocki de implementação das hortas pomares, mostrando as possibilidades de construção das hortas, de acordo com a realidade de cada família.

“Para que a gente possa iniciar o projeto foi necessário organizar um crocki para podermos dimensionar os materiais e insumos necessários, porém, na prática em cada unidade de produção temos uma realidade, então a partir da localização de cada área com base nas características de relevo, incidência solar e tipos de solo é feito o crocki de como será de fato a implementação na prática”, enfatiza Janete.

O encontro, que aconteceu no formato virtual, respeitando assim as medidas de combate e prevenção ao Covid-19, contou com a participação das organizações envolvidas como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Paraná (Fetraf), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Para Elizandro Krajczyk, coordenador da Fetraf Paraná, poder participar e ouvir a animação das famílias, enche de esperança saber desse entusiasmo. “É muito bom ouvir essa expectativa, animação e entusiasmo de vocês todos nessa ansiedade de iniciar esse projeto, de poder estar construindo essa horta o quanto antes para estar produzindo alimentos, produzindo as hortaliças, tudo que vai contemplar esse projeto de horta pomar”, disse Elizandro.

A Horta Pomar Ecológico faz parte das tecnologias ecológicas, que vem sendo proposta pela Assesoar, no intuito de proporcionar às famílias melhores condições produtivas e de renda, resultando também em maior autonomia, articulados ao projeto regional da Plataforma da Comida Saudável.

Serão implementadas 70 hortas pomares ecológicas, com 500 m² cada uma, em municípios da região sudoeste do Paraná, em Unidades de Produção e Vida Familiar (UPVF), e também em áreas coletivas de assentamentos e acampamentos.

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *