Na última quinta-feira, 18/11, foi inaugurado a quarta “Feira do Bairro” no município de Pato Branco, desta vez, contemplando o Bairro Bortot. Durante a tarde, passou pela feira mais de 300 moradores, para prestigiar e conhecer esse importante espaço.

A Feira, conta com a participação de famílias feirantes dos municípios de Pato Branco e da Cooperativa COOPERVEREDA de Verê e Coronel Vivida, disponibilizando uma grande diversidade de alimentos saudáveis, desde hortaliças e frutas em geral, como feijão, arroz, fubá, açúcar mascavo, embutidos e derivados de carne, panificados, leite pasteurizado (barriga mole), além do tradicional “Pastel de feira”.

Foto: Miguel Perondi

“O dia de hoje foi muito marcante em nossa comunidade, foi o primeiro dia da feira agroecológica em nosso bairro, e agora nós temos ela aqui no coração do bairro, e acolhe esse projeto maravilhosos, onde os produtos são puros, totalmente livres de agrotóxicos”, prestigia a moradora Jacinta Perondi.

Essa iniciativa, é resultado da articulação local do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Sindicatos dos Trabalhadores da Indústria da Metalurgia, CAPA, ASSESOAR, UTFPR, IDR-Paraná, Secretária de Agricultura de Pato Branco, Associação de Moradores do Bairro Bortot e Projeto ABRACE.

Esta proposta é atrelada ao Projeto Regional da Plataforma da Comida Saudável, encampada pelo Fórum Regional das Organizações e Movimentos Sociais do Campo e da Cidade, que tem como principal objetivo, o debate da alimentação saudável, oportunizando a construção de espaços de formação, dialogo e acesso a alimentos saudáveis aos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, com preços justos tanto para quem produz, quanto para quem consume.

Elisangela Bellandi Loss, da Assesoar comenta, que a comunidade do bairro Bortot e as participantes do projeto ABRACE, estabeleceram contato com a comissão, e após alguns momentos de diálogos, acordos e planejamento, foi possível a abertura desta feira. “Nós estamos organizados por meio de uma comissão municipal denominada de Plataforma da Comida Saudável, que é um projeto regional, com o objetivo principal de aproximar quem produz, os agricultores e agricultoras familiares, de quem consome, população urbana que reside nos bairros”, disse.

Foto: Miguel Perondi

A Feira do Bairro Bortot: Produtos Orgânicos e Artesanais, acontece todas às quintas-feiras, das 16 às 19 horas, no Centro Comunitário da capela São Francisco do bairro. E está adotando todas as medidas sanitárias para prevenção da transmissão do Covid-19, como uso obrigatório de máscaras, álcool gel, distanciamento, e demais orientações.

O dia de hoje foi muito marcante em nossa comunidade, foi o primeiro dia da feira agroecológica em nosso bairro, e agora nós temos ela aqui no coração do bairro, e acolhe esse projeto maravilhosos, onde os produtos são puros, totalmente livres de agrotóxicos.

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *