Larissa Simão representou o mal causado pelo uso de agrotóxicos para as mulheres do campo. Foto: Divulgação

Na tarde de domingo, 8 de março, uma manifestação realizada no parque de exposições durante a Expobel reuniu mulheres de diferentes áreas da sociedade com o tema “Nos deixem viver livres e sem medo”. A mobilização foi organizada pelo Coletivo Regional de Mulheres do Sudoeste do Paraná e pelo Fórum Regional de Organização dos Movimentos Sociais.

Participaram da atividade mulheres trabalhadoras do campo e da cidade, educadoras, jovens, mães, lideranças comunitárias e integrantes de movimentos sociais da região. O ato integrou a programação do Dia Internacional da Mulher e buscou chamar atenção para as principais dificuldades enfrentadas pelas mulheres na sociedade.

A atividade foi marcada por quatro performances simbólicas realizadas em movimento silencioso pelo parque de exposições. As intervenções abordaram temas como feminicídio, os impactos dos agrotóxicos na vida das mulheres, a sobrecarga da jornada de trabalho feminina e a diversidade de corpos e identidades latino-americanas.

De acordo com a agrônoma da Assesoar e integrante da organização do ato, Larissa Simão, a proposta foi levar reflexões ao público presente na feira.

“O Coletivo Regional de Mulheres do Sudoeste do Paraná realizou, durante a Expobel, uma performance com o tema ‘Nos Deixem Viver’. Dentro desse ato foram realizadas quatro ações que abordaram temas bem importantes, como o feminicídio, a jornada de trabalho das mulheres, o impacto dos agrotóxicos na vida dessas mulheres e também o respeito à diversidade”, explicou.

Segundo ela, as participantes percorreram diferentes espaços do parque com as intervenções e encerraram a mobilização com um ato público. “Logo no final, tivemos a entrega de uma carta pública para a Procuradoria da Mulher e também para a deputada Luciana, que estava presente. Nessa carta estavam as principais demandas e dificuldades que as mulheres enfrentam, não só nas organizações e instituições aqui do sudoeste, mas também enquanto sociedade”, relatou.

A manifestação também contou com a participação das Promotoras Legais Populares, grupo formado por mulheres da comunidade que recebem formação sobre os direitos das mulheres e das meninas. O objetivo é orientar, acolher e informar outras mulheres sobre seus direitos.

A Assesoar e o Coletivo Regional de Mulheres fazem parte, junto com outras 20 entidades, do Fórum Regional das Organizações Populares do Campo e da Cidade do Sudoeste do Paraná, que atua na articulação de ações e debates voltados às pautas sociais da região. *Com informações Jornal de Beltrão.

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *