No dia 19 de novembro a comunidade Pio X de São Jorge do Oeste-PR, reuniu-se para debater e exigir da gestão municipal a reabertura da Escola Municipal do Campo Ciranda da Vida, que a 3 anos funcionou apenas com as oficinas, hoje a comunidade conta com 37 crianças que possuem o direito de ter acesso à escola pública e em lugar próximo a onde vivem.

Estiveram presentes na reunião pais, mães, professoras e professores, integrantes do conselho escolar, a atual administração e a futura administração que assumirá a gestão do município a partir de 2021.

A comunidade está reivindicando a reabertura da escola e disposta a buscar todos os seus direitos para garantir a reabertura. Uma educadora relatou que estudou na escola quando criança e sabe da importância e o quanto é prazeroso estudar na comunidade que se vive, e que agora, como educadora, ela vai lutar, junto a comunidade, para que este direito seja garantido.

A educadora popular da ASSESOAR, Rogéria Alba lembrou do direito das crianças estudarem em sua comunidade, e que cabe aos gestores públicos assegurar a reabertura e condições para isso. Também ressaltou que a documentação existe e que sua atualização pode ser atualizada pela secretaria de educação do município.

O representante da Articulação Paranaense por uma Educação do Campo, André Fedel, reforçou que o município tem o dever de prover o que a comunidade quer, seu papel é apenas gerir1 e garantir o direito das crianças e da comunidade pela reabertura, lembrando que a educação é um investimento.

A atual administração representada pela Secretária de Educação Marileusa Frozza e o prefeito Gilmar Paixão, garantiram a reabertura da Escola, iniciando as matrículas no próximo dia 24 de novembro (terça-feira), e encaminhando a documentação necessária para o Núcleo Regional de Educação.

A futura administração, representada pelo professor Edimundo Glienke e a professora Adriana Rachele Alves, participaram da reunião em nome da prefeita eleita Leila da Rocha, os quais manifestaram preocupação com a documentação da escola e a necessidade de atualizá-la.

Como forma de garantir a continuidade de reabertura da Escola, foi encaminhado que serão realizadas a abertura das matrículas no próximo dia 24 de novembro, para todas as famílias que desejam que seus filhos e filhas estudem na Escola Municipal do Campo Ciranda da Vida. Também formou-se uma comissão entre os pais, educadores, apoiadores, a administração atual e futura para acompanhar o processo da documentação da escola, junto ao Núcleo Regional de Educação para a reabertura da escola.

A Escola Estadual do Campo Pio X e a Escola Municipal do Campo Ciranda da Vida, em conjunto com a comunidade, são reconhecidas pelas práticas pedagógicas de educação do campo e agroecologia, como forma de sistematizar o trabalho desenvolvido na escola, em outubro de 2019, foi lançado o livro Escola Pública do Campo e Agroecologia: um Horizonte em construção, que socializou anos de experiências e iniciativas com a comunidade e hoje o livro circula por todo o Brasil.

¨Educação do campo, é direito e não esmola¨.

Educação do campo, direito nosso, dever do município, compromisso da comunidade.

1O Parecer normativo Número 01/2018 do Conselho Estadual de Educação, que ratifica normais gerais para a oferta de Educação do Campo bem como normas complementares a respeito de escolas do campo enfatiza o dever do município em ofertar escolas próximas das comunidades do campo, bem como oferecer transporte escolar e condições diferenciadas para as crianças, jovens, adultos e idosos que possuem o direito de acessar a educação. Este parecer está embasado na Lei de Diretrizes e Base da Educação, artigos 28º, 11º e 5º a na Constituição Federal, artigo 208º e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *