“As organizações que integram o Programa Mercosul Social e Solidário do (PMSS) reuniram-se em plenário, no dia 17, 18 e 19 de maio em Assunção, Paraguai com o tema: Para uma integração regional inclusiva e democrática com a participação de organizações e Movimentos Sociais.
Os participantes são representantes de organizações de jovens, mulheres, produtores, camponeses da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, ligados à economia solidária, soberania alimentar, direitos das mulheres e juventude.
O PMSS nasceu em 2004 com o objetivo de agregar e tornar visível para a sociedade e, em particular, para os movimentos sociais, como componente estratégico da integração dos Estados, desde a criação do Mercosul.
Em mais de uma década de operação como o programa, temos contribuído para o aprofundamento e democratização do processo de integração regional, onde são visíveis como uma plataforma de ação regional, capaz de mobilizar as organizações sociais a partir de 5 países da região e de formular propostas para o desenho de políticas públicas nos níveis local, nacional e regional.
Com o programa, também ampliamos o número de organizações sociais, integrando conhecimento e constituindo um espaço de discussão de políticas públicas de abrangência regional. Tornando-nos um espaço de reflexão, análise e capitalização de um conjunto de práticas sociais e políticas que contribuem para o conjunto de organizações sociais da região, fruto de suas experiências e processos de aprendizagem.
No PMSS temos trabalhado para um Mercosul mais inclusivo e mais unido, levando em conta os mais desfavorecidos”.
A Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural – ASSESOAR (Paraná) Centro de Centro de Ação Comunitária – CEDAC (Rio de Janeiro) e o Centro de Ação Cultural – CENTRAC (Paraíba), são as organizações brasileiras que participam do Programa.
Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!