Viagem promovida pelo CCFD-Terre Solidaire reuniu experiências de produção, formação, alimentação escolar, organização comunitária e cooperação entre Brasil e França.

Entre os dias 18 e 29 de maio de 2026, a presidenta da Assesoar, Silvia Pastorini, e a agrônoma da entidade, Elisangela Bellandi, participaram de um intercâmbio na França, promovido pelo CCFD-Terre Solidaire Normandie. A viagem proporcionou momentos de formação, troca de experiências e diálogo sobre agroecologia, agricultura familiar, alimentação coletiva, organização social e políticas públicas.
Ao longo da programação, as representantes da Assesoar conheceram experiências desenvolvidas em diferentes regiões da Normandia, visitaram unidades produtivas, espaços de formação agrícola, feiras, iniciativas de comercialização e participaram de debates com organizações locais. A atividade também permitiu apresentar o trabalho realizado pela Assesoar no Sudoeste do Paraná e dialogar sobre os desafios comuns entre Brasil e França.
A programação iniciou com visitas a experiências de produção agroecológica, manejo de culturas, produção de mudas, sementes crioulas e práticas ligadas à diversificação produtiva. Em algumas propriedades, as representantes da Assesoar puderam observar o cultivo orgânico certificado, além de conhecer formas de organização da produção e da comercialização.
Também foram realizadas visitas a espaços de formação agrícola. Entre os temas observados estiveram a permanência da juventude no campo, a formação técnica voltada à agricultura, a relação entre educação e território, além das características produtivas da região, como a presença da agricultura familiar, da pecuária leiteira, da produção de maçã e de produtos tradicionais, como o Camembert de Normandie.
Durante as atividades, Elisangela destacou semelhanças entre a região visitada e o Sudoeste do Paraná, especialmente pela presença da agricultura familiar e da produção diversificada.

Alimentação coletiva e políticas públicas
Um dos momentos centrais do intercâmbio foi a participação em mesas de diálogo sobre alimentação coletiva e políticas públicas. As representantes da Assesoar participaram de debates com organizações de Rouen e região, reunindo cerca de 60 pessoas em torno da temática da alimentação e das políticas públicas, especialmente a alimentação escolar.
Na ocasião, foram apresentadas as ações desenvolvidas pela Assesoar e também a experiência brasileira do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE, com seus avanços, desafios e entraves. O diálogo ressaltou a importância de fortalecer políticas públicas que aproximem a produção da agricultura familiar e agroecológica da alimentação escolar e de outros espaços coletivos.
As experiências apresentadas durante o intercâmbio mostraram que Brasil e França enfrentam desafios parecidos, especialmente quando o assunto é ampliar a produção agroecológica, melhorar estruturas produtivas e logísticas, fortalecer a comercialização local e garantir alimentação saudável para a população.
Diálogo entre organizações
A viagem também foi marcada por momentos de convivência e diálogo com voluntárias, organizações parceiras e comunidades locais. No dia 23 de maio, Silvia e Elisangela participaram de uma preparação para mesa redonda, de um almoço com voluntárias do CCFD-Terre Solidaire e de um debate sobre alimentação coletiva, com a participação de associações locais e da Assesoar.
Na etapa final do intercâmbio, no dia 28 de maio, as representantes da Assesoar visitaram o mosteiro das irmãs carmelitas. Durante o encontro, apresentaram as atividades desenvolvidas pela entidade e dialogaram sobre o trabalho da SESFAR, o apoio ao CCFD-Terre Solidaire e o contexto atual do Brasil.
“Fizemos uma visita ao mosteiro e tivemos uma conversa com as irmãs carmelitas, apresentando as nossas atividades e falando sobre o que a SESFAR faz, já que elas também são doadoras para o CCFD. Foi um papo bem legal. Elas fizeram perguntas sobre nossas ações, e também conversamos sobre o contexto atual do Brasil, a questão do governo, do agronegócio e do acordo do Mercosul. Dialogamos bastante, foi bem bacana”, relatou Elisangela.
A Assesoar agradece ao CCFD-Terre Solidaire Normandie por essa experiência de aprendizagem, partilha e construção coletiva.
Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!