Home » Textos

Presidenta Dilma no Sudoeste do Paraná

Amaro 13 julho 2011 0 Comentários

O lançamento do Plana Safra 2011/2012, em Francisco Beltrão, pela Presidenta Dilma e muitas lideranças das organizações e movimentos populares e estatais,  foi marcado por discursos de valorização da agricultura familiar e camponesa.

Abrindo o ato pode-se ouvir, através de um vídeo, a palavra do brasileiro José Graziano da Silva, eleito, em junho de 2011, com o apoio de 92 países, o novo diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). Não teremos segurança alimentar sem apoio massivo e decisivo à agricultura familiar, afirmou Graziano e disse que, a escolha de fazer o lançamento do plano safra no Sudoeste do Paraná, foi opção muito acertada do governo brasileiro, por se tratar de uma região com história de construção de autonomia da população do campo.

A paranaense Gleise, Ministra Chefe da Casa Civil, disse que a região é o berço da organização da agricultura familiar que coloca comida na mesa do povo brasileiro.

O Ministro Afonso Florence, do MDA, convocou todos os prefeitos e prefeitas a adquirirem produtos da agricultura familiar para a merenda escolar.

Os representantes das organizações e movimentos de agricultores familiares e camponeses (FETRAF, UNICAFES, FETAEP, CONTAG e VIA CAMPESINA) enfatizaram o momento importante que vive a agricultura familiar e camponesa no Brasil e alertaram para os muitos desafios (educação do campo, reforma agrária, crédito…).

A presidenta Dilma, termina seu discurso dizendo da sua convicção de que o Brasil, para ser uma das maiores economias do mundo, precisa dos agricultores e agricultoras familiares e assume o compromisso de trabalhar pela valorização da agricultura familiar.

Brasil Sem Miseria – Boletim do DESER – Bianchini

Principais medidas, segundo o MDA



Deixe um comentário!

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

Seja cordial. Respeite o assunto do tópico. Não faça spam.

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este blog usa Gravatares. Para obter o seu próprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.