Foto 01: Agricultores e agricultoras do PR, na UPVF de Lori Brandt

 Nos dias 15 a 17 de Abril de 2013, 45 agricultores, agricultoras e algumas pessoas da equipe da ASSESOAR fizeram uma viajem de intercâmbio de conhecimento nos Municípios de Vera Cruz, Montenegro e Tupandi, no Rio Grande Do Sul.

 A atividade faz parte do Projeto de Tecnologias Ecológicas que é fruto de um convênio de cooperação entre a ASSESOAR e a Fundação Interamericana – IAF, dos Estados Unidos.

 No dia 16, o grupo fez sua primeira atividade no município de Vera Cruz. Na parte da manhã foram acompanhados pela agricultora/agrônoma Lori Brandt que, depois de explanar sobre a realidade pela qual vive, apresentou a sua Unidade de Produção e Vida Familiar, onde ela trabalha com uma agrofloresta a partir de uma mata pré existente. Por meio da experiencia de Lori, os visitantes puderam identificar uma grande diversidade de sementes e o interesse que ela tem em resgatar sementes novas, bem como a produção de alimentos a partir dos sistemas agroflorestais.

 Na parte da tarde, a visita foi em uma agroindústria familiar de suco agroecológico na Unidade de Produção e Vida Familiar de Alcides Telmo Muller e Clair Hermes Muller. A agroindústria existe há 4 anos e produz suco de uva, laranja, bergamota e amora preta.

 O pernoite foi no município de Montenegro, na Casa Atafona, uma Unidade de Produção e Vida Familiar que trabalha com preservação histórica e centenária de costumes típicos da década de 1960.

No dia 17, a primeira visita se sucedeu na agroindústria da Ecocitrus – Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí, em Montenegro. A Ecocitrus industrializa e comercializa sucos e óleos essenciais de citrus. A lógica da cooperativa é a produção ecológica e a comercialização por meio de uma política de preço justo que contribua para a manutenção de seus associados no campo.

 O grupo visitou, também, a Usina de compostagem da Ecocitrus. A usina recebe resíduos de 35 agroindustriais e indústrias, os quais são transformados em adubo orgânico para serem utilizados na produção de frutas ecológicas.

 À tarde, a visita foi na Unidade de Produção e Vida Familiar de Inácio Rohr e Ivete Terezinha Juvert, na comunidade de São Benedito, município de Tupandi. Esta, possui 13,3 ha, sendo 11 ha ocupadas com agrofloresta em uma área declivosa que, segundo o agricultor, era tida como a pior área, e, hoje, é a melhor. A produção de citrus, além da banana, goiaba e fruta do conde, está consorciada com árvores nativas como cedro, louro, canjerana e angico.

 Todas essas iniciativas visitadas, exceto a do município de Vera Cruz, fazem parte da Rota Sabores e Saberes do Vale do Caí, um roteiro de turismo rural que destaca os pontos turísticos de Montenegro, Bom Princípio, Harmonia, Capela de Santana, Pareci Novo e Tupandi.

Algumas fotos do intercâmbio:

Foto 02: UPVF de Lori Brandt

 Foto 03: Agroindústria familiar de suco agroecológico

Foto 04: Casa Atafona

Foto 05: Agroindústria da Ecocitrus

Foto 06: Usina de compostagem da Ecocitrus

Foto 07: Agrofloresta de Inácio Rohr e Ivete Terezinha Juvert

Mais informações:

 http://www.casadaatafona.com.br/

 www.ecocitrus.com.br/

 http://www.ecocitrus.com.br/gente-inacio.htm

 

 

 

 

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *