
O presidente da Assesoar e coordenador do Fórum das Organizações Populares do Sudoeste, Inácio Werle, esteve presente na quinta-feira (5) na propriedade da família de Adelir Simon, na comunidade de Vargem Alegre, em Francisco Beltrão. Na ocasião, foi apresentada a nova unidade de produção de ovos com três mil matrizes, implantada por meio do projeto Avicultura Colonial da Coopafi Central.
Adelir e Loreni Simon, junto com o filho Ederson Gabriel Simon, são associados da Coopafi de Itapejara d’Oeste e agora integram a rede de famílias agricultoras que produzem ovos dentro do projeto.
Esta é a oitava unidade de produção implantada no Sudoeste por meio do Projeto Avicultura Colonial. A primeira foi instalada em 2021, no município de Marmeleiro, na propriedade do agricultor Ari dos Santos.
O projeto nasceu a partir de debates em espaços de articulação regional, como o Fórum das Organizações Populares do Sudoeste, com o objetivo de criar alternativas de geração de renda para pequenas propriedades da agricultura familiar.
No modelo adotado, as famílias agricultoras são responsáveis pela criação das aves nas propriedades, enquanto a cooperativa organiza etapas que exigem maior investimento e estrutura coletiva. A Coopafi Central implantou a unidade de beneficiamento de ovos e derivados — um dos principais custos da cadeia — além de oferecer assistência técnica, matrizes e ração aos produtores participantes.

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!