Na quarta-feira (17/11), foi realizado o ato de inauguração da primeira Unidade de Pesquisa e Validação de Energias Renováveis, fotovoltaica e eólica, na propriedade do agricultor Deni Antônio Bertollo, em Marmeleiro, que foi desenvolvido por meio da Unidade Mista de Pesquisa e Transferência da Tecnologia (UMIPTT).

O projeto foi financiado pelo antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário, atual Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário com parceria com a família agricultora, COOPAFI e EMBRAPA, e o fornecedor dos equipamentos Bioserve, através da articulação da UMIPTT – Sudoeste do Paraná.

O trabalho no município de Marmeleiro, teve início em 2017 com o objetivo de implantar uma unidade para pesquisa e validação quanto a geração eólica de pequeno porte em Geração Distribuída (GD), analisando a viabilidade econômica, com geradores de eixo vertical, em regiões com maior disponibilidade de ventos, próxima das condições técnicas ideais do gerador.

“A UMIPTT tem esse debate, não é só esta atividade, mas também tem de principalmente buscar alternativas, de buscar materiais olhando para a agricultura familiar, para a produção de alimentos saudáveis, que é o que se tem debatido aqui na região”, disse Paulo Roberto Czekalski, da coordenação da UMIPTT.

Também foi implantada junto a unidade, um sistema de geração de energia fotovoltaica por meio de placas solares para determinar a geração e valor desta energia, possibilitando a análise de viabilidade da tecnologia em propriedades rurais familiares.

O objetivo do trabalho é relacionar a disponibilidade de vento com a geração de gerador eólico de 2 Kwp de eixo vertical em GD, com medidas de velocidade de vento com uma estação meteorológica automática instalada junto ao sistema na propriedade rural. Depois de realizadas as relações será estimada a produção de energia, o valor de sua geração e posteriormente calculado o tempo de retorno para pagamento do investimento inicial.

“Este trabalho do Rio Grande do Sul foi encerrado em 2019, e com alguns resultados muito importantes, o principal deles é que o sistema fotovoltaico, que é este sistema de placas solares, ele se mostrou viável economicamente e tecnicamente para qualquer propriedade de agricultura”, analisou Carlos Reisser, pesquisador da área de agrometeorologia da Embrapa Clima Temperado.

Todo o conjunto do sistema é compreendido de 1Kwp de placas fotovoltaicas, um sistema de gerador eólico de 2 Kwp, inversores para placas e gerador eólico, sistema de segurança e medidor de energia.

A Unidade também tem como objetivo, a difusão desta inovação tecnológica junto aos técnicos, agricultores e cooperativas, esperando assim mostrar a viabilidade ou não do sistema de geração eólica e fotovoltaico para a região, a partir da pesquisa participativa.

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *