Na última quarta-feira, dia 28 de julho de 2010, aconteceu a VII Festa das Sementes, que foi realizada no parque de exposições do município de Dois Vizinhos, no sudoeste do Paraná, com o lema “Proteger a semente é proteger a vida. Sua escolha faz a diferença!”. Participaram da festa cerca de mil (1000) pessoas, vindas de quarenta e sete (47) municípios do Paraná e de Santa Catarina, além de uma delegação do Paraguai. 

O evento teve início com uma mística de abertura, na qual foi realizado um ato simbólico de sensibilização dos participantes sobre a importância da proteção e reprodução das sementes crioulas e consequente libertação do monopólio gerado pelas empresas fabricantes de agroquímicos e de sementes híbridas e transgênicas.

Após a mística, teve início a plenária com a fala da Engenheira Agrônoma Eliana da Silva Scucato, da secretaria do Estado de Saúde do Paraná. Eliana falou sobre o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) do estado do Paraná, sobre as condições de manipulação, aplicação, armazenamento, gestão de resíduos, organização territorial, fiscalização e comércio ilegal referentes ao uso de agrotóxicos e ainda relatou e exemplificou diversos efeitos maléficos dos agrotóxicos e dos transgênicos sobre a saúde humana e o meio ambiente.

Em seguida, estudantes do Curso Técnico em Agroecologia fizeram a entrega de declarações e abaixo assinado, de agricultores e agricultoras da região, ao Procurador da Republica em Francisco Beltrão, Marcelo Godoy, onde se declararam agricultores agroecológicos e solicitaram providências no sentido de garantirem o direito a não contaminação quimica e biológica e a liberdade quanto a não utilização de transgênicos. Houve, na sequência, a manifestação do procurador frente a problemática que se comprometeu a dar os encaminhamentos que lhe são cabíveis.

Ao final de cada explanação houve abertura para o debate e a parte da manhã foi encerrada com a Festa da Partilha, momento em que os participantes trocaram suas sementes, saberes e experiências sobre a agroecologia. Foram partilhadas nesse momento grãos, mudas, ramas, raízes, ovos e outras formas de sementes, totalizando cerca de trezentas (300) a quatrocentas (400) variedades vegetais e animais. Após a partilha das sementes, houve a partilha do almoço, que foi preparado com alimentos trazidos pelos participantes da festa.

A parte da tarde teve início com a fala da delegação paraguaia sobre suas experiências e trabalhos com sementes crioulas e agroecologia (Comite de Iglesias para Ayudas de Emergencia – CIPAE). Falaram sobre como funciona a organização, produção e comercialização nas feiras organizadas pela Central de Produtores Hortigranjeiros – Feirantes de Cidade de Leste, e sobre as ações que desenvolvem para o resgate e conservação das sementes crioulas (intercâmbios, feiras, etc).

Finalizada a plenária, deu-se o encaminhamento para organização das caravanas para uma caminhada pela cidade de Dois Vizinhos em defesa da agroecologia. A marcha terminou na praça central da cidade onde foram dados o encerramento da festa e a reafirmação do compromisso com o cuidado e a multiplicação das sementes, simbolizado pela distribuição de mudas de plantas.

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *