
Larissa Simão, da Assesoar, e Tatiana Vieira Gandin, do Sesc trocaram informações sobre os benefícios das plantas medicinais, na Casa do Chá, em Beltrão.
Crédito da foto: Divulgação Sesc/Beltrão
Na tarde de segunda-feira, 16 de junho, a Assesoar colaborou com o programa Sesc Mesa Brasil de Francisco Beltrão na realização de uma ação formativa com o tema “Plantas medicinais: cuidando da saúde com a sabedoria popular”.
O encontro aconteceu na Casa do Chá Dorival Lúcio Fregonese, no Bairro Industrial, e reuniu 76 participantes. Estiveram presentes representantes de entidades cadastradas no Mesa Brasil de Beltrão, como clubes de mães, além de pessoas vindas de municípios vizinhos.
A atividade foi conduzida pela engenheira agrônoma Larissa Simão, integrante do Coletivo de Agroecologia da Assesoar. Com base em conhecimentos científicos e experiências populares, Larissa destacou a importância do uso consciente das plantas medicinais no cuidado à saúde. O público teve oportunidade de tirar dúvidas, compartilhar saberes e vivências, enriquecendo ainda mais o momento.
“A atividade promoveu um espaço de troca de experiências, resgate da cultura tradicional e valorização dos conhecimentos transmitidos entre gerações. As participantes puderam conhecer melhor o uso correto de ervas e plantas medicinais presentes no seu dia a dia, aprendendo sobre seus benefícios, formas de preparo e cuidados necessários para o uso seguro”, relatou Larissa.
Ela explicou que as plantas medicinais contêm substâncias capazes de interagir com o organismo humano, podendo prevenir ou tratar doenças, mas alertou que o uso deve ser feito com atenção e conhecimento. “Nem todas as plantas são seguras para uso medicinal. Algumas podem ser tóxicas ou causar efeitos adversos à saúde, se utilizadas de forma incorreta”, reforçou.
Durante a palestra, foram abordados aspectos como as diferentes formas de preparo dos chás, técnicas adequadas de secagem das ervas e a quantidade ideal para consumo. Ao final, houve distribuição de mudas de diversas plantas medicinais, momento que gerou grande interesse entre as participantes.
Para a assistente social do Sesc, Tatiana Vieira Gandin, a tarde foi muito proveitosa: “A participação foi excelente, e a entrega das mudas complementou com entusiasmo essa ação formativa tão importante.”
Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!