Paulo Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador que teve em sua trajetória importantes contribuições para a educação brasileira, refletindo coletivamente com os povos, a partir de uma prática dialética, a realidade do brasileiro e da brasileira e construindo uma contraposição para a alfabetização e também sua proposta de educação libertadora.

O Poetizando Paulo Freire II, consiste em convidá-los para participar para elaborar poesias e desenhos, utilizando algumas palavras que eram muito usadas por Paulo Freire como, por exemplo, boniteza, liberdade, amor, gostar do outro, cidadania, direito, igualdade, alegria, esperança, felicidade, saudade, lembrança, povo, popular, feiura, casa, moradia, alimento, fome, comunidade, coletivo, solidariedade, família…

Para conhecer melhor o legado de Paulo Freire, disponibilizamos aqui no site, um conjunto de livros de Paulo Freire para que possam fazer leituras e estudos, que poderão ser utilizados como subsídios para a produção das poesias e desenhos. Estes serão publicados em um livro e serão lançado no centenário de Paulo Freire em setembro de 2021, junto a Campanha Latino Americana e Caribenha em defesa do Legado de Paulo Freire/CEAAL.

O primeiro Poetizando Paulo Freire foi realizado em 2001 e feito o lançamento na Bienal do Livro em São Paulo em 2003, a partir do trabalho da professora Olgair Gomes Garcia. Agora a proposta é editar um segundo volume, chamado Poetizando Paulo Freire II, com a proposta de levar as escolas, onde as crianças e educadores possam aprofundar o legado de Paulo Freire.
Para participar é necessário: fazer um desenho ou poesia sobre Paulo Freire, preencher a ficha de inscrição, preencher a autorização para publicação da produção e enviar para o endereço abaixo.

ASSESOAR: Associação de Estudos Orientação e Assistência Rural – Av. General Osório, 500 – Cango,
Francisco Beltrão – PR, CEP:85604-240.

Acesse os documentos e ficha de inscrição para participar do Poetizando Paulo Freire II:

Ficha de inscrição e termo de autorização.

Folder Poetizando Paulo Freire

Acesse a Produção de livros de Paulo Freire:

Posts Recomendados

3 Comentários

  1. Ansiosa para este evento

  2. Ansiosa para este evento
    Coletividade absoluta

  3. Amo esse evento
    Coletividade absoluta


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *