Moradores e moradoras do bairro Padre Úlrico colaboram na manutenção da horta. Foto: Divulgação Amarbem.

Na manhã do dia 8 de julho, terça-feira, a Horta Comunitária da Amarbem foi palco de mais uma importante atividade formativa promovida em parceria com a Assesoar. A oficina de mudas, conduzida pela engenheira agrônoma Larissa Simão, trouxe orientações práticas e técnicas sobre o preparo de substratos ricos em nutrientes, manejo adequado de mudas, cuidados com a poda e a relevância da qualidade do solo para o desenvolvimento saudável das plantas.

A professora Roseli Santos, do curso de Geografia da Unioeste, também acompanha o projeto desde o seu início. A ação como essa integra as estratégias de fortalecimento da agroecologia e da produção coletiva, contribuindo para a autonomia alimentar e o cuidado com a terra. 

Segundo Larissa, a oficina de mudas de ervas medicinais e condimentares foi um momento muito rico de troca e aprendizado. “Foi um momento fortalecer o cuidado com a saúde e o acesso a uma alimentação mais natural e saudável. São ações simples, como o plantar e usar ervas no dia a dia, que transformam vidas e aproxima as pessoas da terra e dos saberes populares”, explica a agrônoma.

Além da oficina, o encontro também foi momento de articulação e decisões coletivas. Em reunião, foram definidos encaminhamentos sobre o uso de recursos, participação na Festa das Sementes, no Arraiá Cultural e no Plebiscito Popular.

Por meio de atividades como essa, a Assesoar continua contribuindo no cultivo de saberes, fortalecendo a organização comunitária e semeando um futuro mais justo e solidário.

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *