trabalhos dos/as educandos/as da escola
Duas novas publicações estão prontas e estarão disponíveis, em formato de livro impresso, nos primeiros meses de 2012. Como os recursos de informática proporcionam maior agilidade na publicação de conteúdos, disponibilizamos aqui os dois textos, para quem tiver interesse de acessá-los, mesmo antes da sua impressão gráfica:
“Curso de nível médio: teorias e práticas integrando o currículo”
1. O livro “Curso de nível médio: teorias e práticas integrando o currículo”, cujas organizadoras são as pedagogas Cecília Maria Ghedini e Solange Todero Von Onçay, da UNIOESTE e da Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS, respectivamente, é fruto da sistematização do processo de educação do campo vivido no Colégio São Francisco do Bandeira, localizado na comunidade de mesmo nome, no município de Dois Vizinhos-PR. O Curso funciona desde 1998 e, em 2007, foi iniciado uma proposta inovadora, considerando a realidade da juventude do campo, o processo construído no Projeto Vida na Roça – PVR e a educação do campo.
O texto é resultado da ação de “várias mãos”, escrito em momentos específicos e com finalidades diversas, tendo presente também o olhar de quem registrou as vivências, sejam elas de momentos de trabalho, impressões que ficaram do vivido, avaliações, planejamentos, opiniões sobre o trabalho, registros de falas, imagens, trabalhos de educadoras/es e educandos/as.
Um bom material para quem está, ou deseja mergulhar, no trabalho de educação do campo. Expressão visível das ações e reflexões ocorridas na Escola no período sistematizado. Vale a pena dar uma olhada no texto agora (sem as imagens) e aguardar o livro impresso (completo) em breve.
2. O livro “A Ecologia como Ideologia: os Pequenos Agricultores no Sudoeste do Paraná – Nuances”. Trata-se da tese de doutorado em Antropologia Social, de Valdir Duarte, membro da equipe da Assesoar.
Valdir vai fundo em questões como essa: “A ecologia dos países capitalistas centrais, ao estilo Al Gore, em ‘uma verdade inconveniente’, ao dramatizar um possível aquecimento global em curso, em relação direta e causada pelo CO2 emitido nos últimos duzentos anos pela humanidade, cumpre um papel de, no mínimo, ocultar e desfocar a leitura dos problemas que afetam as condições ambientais no presente. O problema começa quando a retórica ocupa o lugar da ciência, ou quando a ciência é torcida de acordo com os interesses hegemônicos, especialmente os econômicos, das grandes corporações”.
O texto é instigante, bem fundamentado, a partir de vozes quase sempre silenciadas sobre o tema, pela mídia e seus interesses corporativos. Uma boa leitura, sem duvida nenhuma.
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