Março, mês de comemorações, mobilizações e lutas: a voz das mulheres.
O mês de março de 2019, ficou marcado por diversas ações voltadas a garantia de direitos e a não violência, com forte protagonismo das mulheres.
Na região sudoeste não foi diferente, iniciamos o mês reunindo a Comissão Regional de Mulheres com o objetivo de promover um grande encontro em comemoração e luta referentes ao dia internacional de mulheres. O encontro ocorreu no dia 08 de março, de forma regionalizada, em Francisco Beltrão, iniciando com a concentração na praça central e em seguida caminhou-se até a agência local do INSS, com uma parada para denunciar os retrocessos da anunciada Reforma da Previdência. Após, seguimos em caminhada até a Universidade do Oeste do Paraná – UNIOESTE.
Na UNIOESTE tivemos debates sobre as diversas violências que afetam as mulheres, principalmente na falta de políticas públicas e regulamentações, que levem em conta a classe trabalhadora, tais como: a luta pelo acesso à terra, a política energética e o descaso as populações atingidas pelas barragens, o sucateamento da educação, o modelo produtivo dominante que tem como foco a produção de mercadorias e não considera a vida e a importância da organização na luta por direitos.
No dia 18 de março, o Coletivo Regional organizou uma caravana para Curitiba, com o intuito de realizar um grande seminário, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, com representantes do governo, deputados e demais organizações e movimentos sociais para entregar ao governo do Estado pautas de revindicações relacionadas a redução da violência contra a mulher, há melhores condições da educação e ao fortalecimento da agroecologia.
Seguem as três cartas entregues ao governo do estado.
Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!