Na segunda-feira, 25 de novembro, a Assesoar realizou mais um Encontro de GEN – Estudos e Ações Afirmativas em Gênero e Agroecologia, o encontro que, este ano, trouxe como tema central: “Mulheres, raça e classe: como contar outras histórias a partir dos nossos territórios”, promovendo um dia de intenso aprendizado e reflexões.
A programação artística destacou talentos de Rayo Krassmann, artista beltronense não binário, atua nas áreas do teatro, dança e circo como aerealista, e Facundi de Arriba, artista de rua, independente e artesã não binárie, cujas apresentações emocionaram o público e reforçaram a potência das expressões culturais diversas.
Nos momentos de estudo, a professora doutora Josiane Wedig abordou as vivências das agricultoras camponesas, trazendo à tona questões fundamentais sobre gênero e agroecologia com o tema Raízes em comum das Violências de Gênero, Raça, Etnia e Classe. Sistema Raça-Gênero colonial moderno. Em seguida, a professora doutora Mégui Del Ré compartilhou experiências oriundas de suas pesquisas, com a tematica Experiências Quilombolas: o que elas têm a nos ensinar? e a professora doutora Renata Gadelha discutiu a construção das masculinidades e feminilidades, ampliando a compreensão sobre os papéis de gênero, abordadando o tema Experiências das Mulheres Camponesas: o que elas têm a nos ensinar?
A programação contou também com o lancamneto do livro Gênero e diversidade: Tecendo diálogos, organizado pelo Grupo de Estudos Corpo, Gênero e Diversidade – Unioeste/FB.
O evento foi coroado com uma oficina de Escrevivência, conduzida pela psicóloga e mestra Aline Santos, que utilizou o método desenvolvido pela escritora e educadora Conceição Evaristo. A técnica, que conecta escrita à vivência pessoal e coletiva, inspirou os participantes a explorarem suas próprias narrativas e a valorizarem histórias oriundas de seus cotidianos e territórios.
O encontro foi um marco de trocas e aprendizados, reafirmando a importância de diálogos interseccionais para a construção de uma sociedade mais justa e plural.
Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!