
Legenda: Agricultores familiares de Nova Prata do Iguaçu receberam formação sobre organização popular. Crédito da Foto: Éder Borba/Assesoar.
No dia 27 de maio, uma terça-feira, agricultores familiares e membros da direção do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) de Nova Prata do Iguaçu estiveram reunidos na comunidade de Linha Conquista para uma formação sobre organização popular, conduzida por educadores populares da Assesoar.
Na parte da tarde, como atividade prática, foi apresentada uma experiência da associação de agricultores da Linha Conquista, que demandou e conquistou, junto ao Governo Federal, um descascador de arroz. De acordo com Neveraldo Oliboni, presidente do Sintraf, “a partir dessa conquista, pretende-se organizar famílias e incentivar o cultivo do arroz, primeiro para a subsistência e, posteriormente, pensar num possível beneficiamento e comercialização, promovendo geração de renda às famílias e a segurança alimentar.”
Ainda durante a tarde, a equipe da Assesoar, juntamente com a direção do Sindicato, visitou a família do senhor Juventino, que possui uma área de 0,6 ha na Vila Rural, com uma produção diversificada de alimentos e que está a caminho da certificação orgânica. Dentre os alimentos, destaca-se o cultivo do café, que foi servido durante a visita, acompanhado de uma boa prosa e uma roda de viola conduzida pelo agricultor.
Já na parte da noite, novamente na sede da comunidade de Linha Conquista, o Sintraf promoveu um encontro com famílias agricultoras, lideranças locais e da região. Na ocasião, o presidente da Assesoar, Inácio Werle, parabenizou o Sindicato pelo debate e reforçou a parceria na construção de estratégias de fortalecimento da agricultura familiar. Por fim, os presentes confraternizaram com um delicioso risoto, preparado com o arroz produzido pelas mãos da agricultura familiar.
Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!