Por: Thaynara Policarpo- CENTRAC

A Plataforma Mercosul Social e Solidário se propôs a revelar e sistematizar as experiências de pelo menos 180 organizações sociais que, no contexto da pandemia, construíram estratégias e alternativas de ação, reforçando e propondo novas agendas frente aos novos desafios.

As experiências sociais de base se mobilizaram gerando ações contra os efeitos da pandemia da COVID-19. A Plataforma Mercosul revelou algumas destas estratégias, que dão conta de como diversos movimentos sociais e atores territoriais se organizam para defender direitos e garantir a vida de suas comunidades.

Entre 2020 e 2021 foi produzindo um mapeamento, a partir das entrevistas realizadas por cada país que integra a Plataforma Mercosul: Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile e Argentina. No Brasil, foram registradas 30 experiências em 3 diferentes estados do país, nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste: Paraná, Rio de Janeiro e Paraíba, a partir da interação das ONG’s que fazem parte da plataforma: Associação de Estudos e Assitência Rural – Assessoar, Centro de Ação Comunitária – Cedac e Centro de Ação Cultural- Centrac.

Confira a Síntese das experiências do Brasil, acesse: https://assesoar.org.br/download/estrategias-de-organizacoes-sociais-de-tres-diferentes-territorios-do-brasil-no-enfrentamento-a-pandemia/
O mapeamento na íntegra ainda será lançado, mas algumas informações já podem ser encontradas no link abaixo: http://mercosursocialsolidario.org/mapeo

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *