Na manhã desta segunda (17/10) educandos e educandas da Escola Municipal do Campo Valentim Biazussi, de Itapejara D’Oeste, realizaram um trabalho de campo na Unidade de Produção e Vida Familiar (UPVF) de Janete, Sergio e José, família agricultora agroecológica de Francisco Beltrão, trabalho este que faz parte do projeto “unidos pelas sementes”.

A manhã iniciou-se com uma roda de conversa em volta dos alimentos produzidos pela família e sua relação com o dia Mundial da Alimentação Saudável. A conversa se desenvolveu tomando como partida o que cada educando e educanda se alimenta em seu dia. Descobertas sobre as cores dos alimentos e a importância da alimentação ter em sua composição a diversidade de alimentos, foram sendo tecidas pela agricultora e agrônoma Janete, seu Filho José e seu companheiro Sérgio. Na conversa um desafio: A cenoura e a beterraba podem virar uma semente? As professoras Fabiana e Kelly assumiram esse desafio com os educandos e educandas.

Na preparação para a ida a horta, antes, um experimento: Como funciona os adubos na terra?

Com auxílio de recipientes de vidro, foram colocados três tipos de adubos. O adubo químico, o adubo com pó de rocha e o adubo orgânico. Foi diluído estes adubos com água e deixado descansar.

Na caminhada pela horta da família, foi possível perceber a intenção do plantio das chamadas plantas amigas ou companheiras, que se apoiam em nutrientes no solo, gerando alimentos de maior qualidade e aproveitando o terreno para o plantio.

Em outro lugar da horta a percepção de que minhocas, tatu bolas e outros organismos convivem com os alimentos. Ao fim percebeu-se no experimento que o recipiente com adubo químico ao escorrer sua água, simplesmente esvaziou-se. O contrário dos outros. Retomando ao que Ana Primavesi reivindicava: “essencial é manter o solo vivo”.

Se os sabores dos alimentos carregam consigo saberes, a diversidade de alimentação que temos, resulta no acumulo de conhecimentos que foram socializados ao longo da história. Conhecimento que é constantemente atacado e com isso percebemos a dificuldade do povo ter acesso a diferentes alimentos. Atividades como essa, demonstram que a realidade da produção de alimentos saudáveis é profunda geradora de conhecimentos para aqueles e aquelas que se interessam, deixando-nos sempre com sabor e saber de quero mais.

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *