Comissão organizadora do evento, na terça-feira, 15, no Parque de Exposições de Dois Vizinhos preparando o espaço para receber os visitantes.

Nesta quinta-feira, 17 de julho, o município de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, recebe a 20ª edição da Festa Regional das Sementes. O evento é promovido pelo Fórum Regional das Organizações e Movimentos Sociais do Campo e da Cidade, em parceria com a Prefeitura Municipal e diversas entidades locais.

A atividade celebra duas décadas de mobilização em defesa da agricultura familiar, da biodiversidade e da valorização das sementes crioulas como patrimônio coletivo. Com o tema “Semente: embrião da vida, mensagem para o futuro, esperança no enfrentamento à crise climática”, a edição deste ano marca uma trajetória de resistência, partilha e cuidado com a vida no campo e na cidade.

A expectativa é reunir entre 900 e 1.000 pessoas, com caravanas vindas de diversos municípios da região Sudoeste. A festa também contará com a presença internacional do Instituto de Cultura Popular (Incupo), da Argentina. Aberto ao público urbano e rural, o evento busca ampliar o diálogo sobre a importância da preservação das sementes nativas e o fortalecimento da agricultura camponesa como alternativa sustentável diante dos desafios climáticos atuais.

Partilha de sementes e saberes

Um dos momentos mais esperados da festa é a tradicional partilha de sementes, mudas, plantas medicinais e outros produtos da agricultura familiar. Cada caravana participante é responsável por trazer os materiais organizados até as 10h da manhã, sob coordenação prévia.

Serão partilhados: Sementes como milho, feijão e arroz, preferencialmente em garrafas PET ou pacotes de 500g; Ramas e estacas, como mandioca e cana-de-açúcar, em feixes amarrados; Mudas com solo úmido e plantas medicinais; Outros itens da produção camponesa, como ovos e ramas.

Programação do evento

08h – Credenciamento

08h30 – Recepção das caravanas

09h – Mística inicial

09h15 – Abertura oficial

09h30 – Painel com o professor Daniel Meurer

10h40 – Momento cultural

11h40 – Leitura da Carta da Festa

11h45 – Mística com a Ciranda Infantil

12h – Almoço

13h – Apresentações de cultura regional

14h – Mística com o Coletivo Araucária

14h30 – Troca de sementes

14h40 – Bênção das sementes

15h – Partilha coletiva

15h30 – Partilha de alimentos e encerramento

A Festa Regional das Sementes reafirma o compromisso das comunidades do campo e da cidade com um modelo de desenvolvimento baseado na solidariedade, na agroecologia e na soberania alimentar.

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *