Agrofloresta de Iná Cubas e Realino Lopes no município de Orizona (GO)

Nos dias 22 e 23 de janeiro de 2014, através do Fórum Regional de Entidades de Agricultores Familiares e Camponeses, a ASSESOAR, juntamente com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), e a Cooperativa Fronteira de Prestação de Serviços (Cooperfronteira), visitaram experiências de multiplicação e comercialização de sementes crioulas do Movimento Camponês Popular (MCP), no estado de Goiás.

Agrofloresta de Iná Cubas e Realino Lopes no município de Orizona (GO)

O Movimento, desde o seu nascimento em 2008, busca produzir alimentos saudáveis, garantindo a autonomia e a diversidade dos povos do campo, contrapondo-se ao modelo hegemônico do agronegócio. Trabalha com a produção de sementes crioulas com qualidade e em quantidade, pois as famílias perceberam que produzir sementes apenas no “troca-troca” não é suficiente para promover a soberania alimentar. Para isso, investem em tecnologias apropriadas, pequenas unidades de armazenamento e comercializam as sementes através de programas institucionais, estando os agricultores (as) envolvidos em todo o processo (produção, seleção e embalagem das sementes crioulas).

Feirantes ecológicos do município de Catalão (GO)

Feira Ecológica do município de Catalão (GO)

O MCP, com apoio da EMBRAPA, também realiza ensaios de melhoramento e adaptação das sementes no sistema agroecológico, conforme o solo, o clima e o manejo de cada comunidade camponesa.

Foi através do aumento da produção de sementes que o movimento ampliou seu trabalho em cinco regionais no estado de Goiás.

Essas experiências serão repassadas as demais organizações do sudoeste do Paraná, buscando a continuidade do Projeto de Produção de Sementes que vem sendo debatido a partir da X Festa Regional das Sementes em Salgado Filho.

 Produção de sementes da UPVF de Lucimara e Jamil no município de Catalão (GO)

A ASSEOSAR agradece o Movimento Camponês Popular e todas as famílias pela acolhida em Goiás.

 

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *