capa

Esta revista Cambota se insere na comemoração dos cinquenta anos da ASSESOAR buscando contar um pouco da história e da experiência vivida e, ao mesmo tempo, apontando para algumas discussões e temas que nos desafiam a novos trabalhos. A revista foi construída em muitas mãos utilizando-se de informações encontradas em materiais produzidos pela Assesoar: Planos Pluri Anuais, Informativos aos Associados, Relatórios Anuais, Sistematizações, conversas com Associados e Associadas. Desta forma cada texto tem suas especificidades na forma de escrita e na organização da história, mas todos os textos buscam ser o mais próximo da realidade.

Desde que foi fundada a entidade preservou um dos elementos mais fortes de sua identidade: é uma organização de agricultores familiares camponeses, construída como instrumento de luta por transformações sociais. Transformações que possam construir a emancipação das classes populares, em especial a agricultura familiar camponesa.

Em sua atuação, a ASSESOAR acompanhou a trajetória dos agricultores e das agricultoras na organização de sindicatos, de cooperativas, de associações, e na discussão de alternativas emancipatórias, com a preocupação de fazer junto, de apoiar, de não tomar o lugar de quem precisa ser o sujeito dos processos.

Quando ainda não existiam as organizações, atuou de forma direta na articulação das lutas, sempre provocando para que essas lutas se traduzissem em organização para fortalecer a capacidade de luta.

Depois, quando esse conjunto extraordinário de organizações da agricultura familiar e camponesa já estava constituído, buscou um novo papel, centrado na construção de referências nas áreas da formação, da educação, da produção, do desenvolvimento, das relações sociais.

O desafio que se apresenta hoje é, a partir da experiência vivida e da realidade da agricultura familiar e camponesa, encaminhas para contribuir na construção do projeto da agricultura familiar e camponesa no Sudoeste de Paraná e no Brasil fortalecendo assim a relação Campo e Cidade.

O dinamismo da história nos provoca a pensar num futuro cada vez mais complexo, a partir de uma realidade em que se torna cada vez mais difícil perceber os caminhos, fundados na experiência vivida, onde vamos encontrar os suportes, as referências e as raízes para essa caminhada.

Construir o desenvolvimento sem abrir mão da centralidade na vida, tão característico da agricultura familiar e camponesa na sua história, nos provoca a buscá-lo em sua multidimensionalidade. A diversidade de temas desta revista provoca a todos e a todas para uma reflexão.

Que cada leitor e cada leitora seja um parceiro(a) nos enfrentamentos e nas comemorações, construindo conosco os caminhos para os próximos 50 anos.

Direção e Equipe deseja uma boa leitura a todos e todas.

Confira a edição completa no link abaixo.

https://assesoar.org.br/dados/Revista Cambota_Assesoar271.pdf

Posts Recomendados

1 Comentário

  1. Muito legal! ansiosa pra realizar meu estágio na assessor!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *