Articulação Paranaense Por uma Educação do Campo, das águas e das florestas

Nas noites dos dias 05 e 06 de abril, educadoras, educadores, militantes de movimentos sociais e organizações populares, professores universitários, grupos de pesquisa e estudantes estiveram reunidos para debater a conjuntura da educação do campo e apontar próximas ações, bem como fortalecer a campanha em defesa da Educação do Campo, das águas e das florestas.

Com a presença de mais de 80 pessoas no primeiro dia do seminário, marcado pelo lançamento da nova etapa da campanha “Escola é Vida na Comunidade” e pela análise feita pela Coordenadora do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC), Clarice Santos, o momento de estudo demonstrou a importância de compreender a conjuntura atual, seguir se posicionando e construindo a resistência ativa desde nossos territórios e articulados em nível nacional.

Nas palavras de Clarice Santos, um dos nossos maiores patrimônios é ter conseguido politizar as ações destes mais de 23 anos de educação do campo e perceber que esta trajetória é marcada por grande organização, a partir da realidade e da diversidade dos sujeitos do campo das águas e das florestas.

“Esse novo período, marcado pelo crescente desmonte da educação e inexistência de instituições preservadas é desafiador e requer formação em todos os âmbitos, aliada com nossa proposta organizativa, em cada escola, cada coletivo em defesa dos nossos direitos” ressaltou Clarice.

Com a presença da Vice-Presidente da Confedereção Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) Marlei Fernandes, a Conferência Nacional Popular de Educação também foi pauta nos desafios deste período. “A CONAPE está em construção, seu sucesso depende da militância da educação”, apontou Marlei, convidando a todas pessoas presentes no seminário para o lançamento nacional no dia 9 de abril as 09:30.

Cenário de Luta e Organização

Na noite do segundo dia, foi aprofundado caminhos possíveis na organização das lutas e das ações de curto, médio e longo prazo. A tônica do debate foi a importância de territorializar a campanha Escola é Vida na Comunidade, junto com orientações já acumuladas coletivamente.

Outras demandas foram debatidas e serão construídas brevemente.

Agradecemos todos os parceiros e apoiadores que somaram. Seguimos tecendo nossa Articulação!

Como Participar da Campanha Escola é Vida na Comunidade?

A Articulaçao Sul em defesa da Educaçao do Campo, da qual a Articulação Paranaense se integra, convida as educadoras, educadores, estudantes, lideranças de comunidades, camponeses e camponesas, povos tradicionais e toda coletividade para participar desta campanha em defesa das nossas escolas.

A campanha é simples: Responder Porque a escola é vida na minha comunidade?

Mandem seus vídeos de 40segundos a 1 min para articulacaopr@gmail.com com nome, municipio e organização/escola para que possamos compor um mosaico da diversidade e potência da educação do campo das aguas e das florestas!

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA GRAVAÇÃO DOS VÍDEOS
– Gravar na horizontal (celular deitado).
– O video deve ser de 40seg a 1min de gravação. Buscar não exceder mais do que 1 minuto.
– Buscar gravar em espaço aberto, a luz do dia, ou em algum lugar fechado desde que tenha uma boa luz (fica mais bonito). – Para enquadrar a pessoa – fica mais bonito gravar a pessoa da cintura para cima, isso faz com que a qualidade do áudio também seja melhor.
– Buscar gravar em local silencioso para evitar capturar barulhos e ruídos, se possível utilizar fone de ouvido.
– Quando iniciar a gravação (apertar o REC) orientar para pessoa esperar 3 segundos para começar a falar.
– Tentar manter o celular firme, sem tremer (sugestão – caso esteja segurando o celular, sem apoio, segurar com as duas mãos, com pernas abertas (um pouco aberta, pois darão base de sustentação).
– Orientar a pessoa a falar nome completo, escola ou coletivo que integra (se integra) comunidade e município.

Educação do Campo! Direito Nosso, dever do Estado, compromisso da Comunidade!

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *