sadia-2

No ultimo dia 1º de Dezembro, agricultores que produzem aves para indústrias da BRF na região sudoeste paralisaram as unidades de Francisco Beltrão e Dois Vizinhos em busca de melhores condições na relação da indústria com os produtores. A mobilização reuniu mais de 200 agricultores em Francisco Beltrão e 500 em Dois Vizinhos.

Os principais problemas e reivindicações estão relacionados aos valores pagos aos agricultores, pois segundo estes, tanto na criação de frangos quanto de perus, os valores não cobrem os custos de produção, onde tem ficado difícil se manter em uma atividade que tem gerado prejuízos.

Além disto, agricultores também reclamam do tratamento da indústria, sendo que o sistema de integração atual não corresponde aos direitos dos produtores, são tratados como assalariados, mas não tem direitos trabalhistas garantidos. Dizem que o trabalho é continuo sem direito a férias e a carga horária é continua.

A grande maioria dos agricultores possuem pequenas estruturas construídas ainda na década de 90 início dos anos 2000. Normalmente são galpões de 100X12, considerados pequenos perto dos novos galpões de 150X36 construídos em núcleos com no mínimo 4 aviários até mais 30 em uma mesma área.

 Tal condição provoca algumas questões, a indústria não estaria obrigando os pequenos produtores a desistirem da atividade? Já que suas escalas de produção estão muito baixas e os problemas de sanidade foram resolvidos?

sadia3sadia-1

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *